Projeto aproxima escola municipal da comunidade

Educação
23/03/2012 16h15
Início > Notícias > Projeto aproxima escola municipal da comunidade

Com o tema 'Ação Cidadania, Saúde e Ambiente', a Escola Municipal de Educação Infantil Berenice Campos, localizada no bairro Porto Dantas, realizou esta sexta-feira, 22, uma grande ação envolvendo toda a comunidade da zona norte de Aracaju. Com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foram oferecidos diversos serviços a pais e alunos.

Através da mobilização de instituições parceiras e da convocação de profissionais voluntários, o projeto formou uma rede de atendimento para oferecer serviços gratuitos de saúde preventiva, educação, esporte e lazer, porta de entrada para a cidadania e todos os direitos associados a ela.  Além da Secretaria de Educação, o projeto contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Deso, SMTT, Laions Club, Senac, Fundat e Pelotão Ambiental.

"A nossa intenção é aproximar ainda mais a família e a escola. A unidade escolar precisa servir de ponte para que a comunidade conheça as ações que nós desenvolvemos e nos ajude no processo educacional. Eventos como este são de grande importância", disse o secretário Municipal de Educação, Antônio Bittencourt Júnior.

Diversas apresentações artísticas e culturais também fizeram parte da programação. Katiane Ferreira, mãe da aluna Cecilia Vitória, de 5 anos, não escondeu a emoção de ver a filha subir ao palco para dançar. "Ela gosta muito de dançar. O sonho dela é ser bailarina e estava ansiosa para se apresentar. Tenho muito orgulho dela", diz a dona de casa.

"Essa é uma grande oportunidade para descobrir talentos. Não imaginava ver aqui tanta coisa legal. Chamei todo mundo da rua para participar", comenta Maria Aparecida Conceição, mãe de Kailane, de 1 ano e 6 meses.

O projeto chamou a atenção de quem mora nas proximidades da unidade de ensino. Os estandes montados em frente à escola, com orientações para a população sobre saúde e oficinas de bijuteria e massa de biscuit, também foram grandes atrativos. "Eu ouvi falar que haveria o projeto e vim ver, mas não imaginava que seria tão legal. Realmente, uma excelente iniciativa para a comunidade", fala entusiasmada a dona de casa Lisandra Bispo, moradora do bairro.

"O nosso objetivo foi despertar a consciência da prática colaborativa como atividade necessária ao bem-estar, para além dos muros da nossa escola", afirmou a coordenadora geral da Escola, professora Leda Maria da Cruz.