"Fico esperando, de um ano para o outro, que aconteça logo esse evento". A afirmação retrata a ansiedade de dona Lêda Maura Santos, funcionária da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) há mais de 20 anos, para a realização periódica da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). "Eu me animo em toda Sipat há muito tempo. Lembro-me da primeira edição e a cada vez está melhorando, tanto nas palestras, nos prêmios, quanto na adaptação das pessoas", completou a integrante do setor de Apreensão de Animais.
Mas não foi apenas dona Lêda quem aprovou a XVI Sipat, organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) com a colaboração de diversos setores da Emsurb. A satisfação em fazer parte de uma semana não habitual e diferente dos serviços diários da empresa pôde ser notada por meio da participação interativa dos funcionários nas atividades proporcionadas pelo evento. Nesta sexta-feira, 23, a Semana Interna chegou ao final de mais uma edição, amplamente congratulada e elogiada pelos participantes.
"Tenho 25 anos de Emsurb e vim para todas as semanas de prevenção. Foi boa, diferente e melhor do que nos outros anos porque tiveram mais coisas novas. Serve muito para a gente, porque passamos a conhecer coisas que antes não sabíamos e aprendemos nesses dias", afirmou o componente da equipe de Limpeza Urbana da Emsurb, Cícero dos Santos. "Gostei muito quando os bombeiros vieram ontem, porque nos ajudou caso aconteça dentro de nossas casas", ressaltou Cícero, ao se lembrar do grupo de profissionais do Corpo de Bombeiros que na quinta-feira, 23, ministrou uma palestra na XVI Sipat e simulou a atuação correta de uma brigada de incêndio.
E não apenas os funcionários mais antigos mostraram-se satisfeitos com a XVI Sipat. Há seis meses como estagiário do almoxarifado, o jovem Wendell Fonseca também comentou acerca dos cinco dias que alteraram o cronograma nas manhãs da Emsurb. "O evento é bem interessante, é a minha primeira Sipat e eu gostei muito. Especialmente da palestra na quarta-feira sobre higiene pessoal, que também englobou a questão do tempo que dedicamos para a nossa vida e eu me identifiquei bastante com isso. A Semana ajuda para que os funcionários interajam mais entre si, já que cada um trabalha em setores diferentes do outro", avaliou Wendell, que ao final das atividades desta sexta-feira foi sorteado com um kit de produtos para tratamento e higiene corporal.
Também integrada à equipe do almoxarifado, porém desde 2005, a funcionária Ellencristeny Alves de Santana também enalteceu a promoção do evento. "Participei de todas as Sipat desde que eu entrei aqui. No dia-a-dia, o pessoal às vezes se esquece dessas orientações, mas quando acontece uma iniciativa como esse passa a dar a devida atenção, por intermédio dos slides e das palestras. Quando vem alguém de fora para falar sobre os assuntos fica mais fácil de enfatizar, fora que sempre é bom ter mais conhecimento. Eu, particularmente, gostei mais da segunda-feira, quando a palestrante falou sobre nutrição e mostrou uma pirâmide alimentar", destacou Ellencristeny.
Segurança, um ato de amor à vida
O último dia da Sipat foi marcado pela palestra da engenheira de Segurança do Trabalho e professora do Instituto Federal de Sergipe, Patrícia Rodrigues Sousa, acompanhada de seus jovens ajudantes que atuam na empresa Icone Consultoria, voltada a esse ramo de atuação. A colaboradora da empresa e técnica em Saúde e Segurança, Thaísa Costa, falou sobre a participação dos funcionários da Emsurb na Semana Interna. "É um dia em que eles vêm e se divertem, além de terem uma distração. Fizeram os exercícios que a gente pediu, prestaram atenção na palestra que realizamos e confraternizaram entre si ao mesmo tempo em que aprendiam sobre segurança no trabalho", evidenciou Thaísa.
Antes da realização dos sorteios diários de brindes e prêmios, a XVI Sipat encerrou a programação da semana com uma apresentação da Escola Oficina de Artes Valdice Teles focada na dança do ventre, frisando a importância da movimentação corporal por meio da música. Dona Lêda Maura, fez questão de ressaltar não apenas o encerramento do evento, mas também o dia que mais apreciou e aprendeu. "Hoje foi ótimo com as danças e as brincadeiras de ginástica, mas a quarta-feira foi o dia que mais gostei, quando tiveram explicações sobre a saúde da mulher. Não ganhei nenhum prêmio, mas fica para a próxima", lamentou, sorridente, a antiga funcionária.