Crianças do Japãozinho comemoram reforma da escola

Agência Aracaju de Notícias
24/03/2012 10h29
Início > Notícias > Crianças do Japãozinho comemoram reforma da escola

A noite da última sexta-feira, 23, foi de euforia e emoção para as centenas de crianças matriculadas na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) José Augusto Arantes Savazine, localizada no bairro Japãozinho. Ao lado de seus familiares, eles acompanharam de perto a solenidade de reinauguração do prédio que foi entregue à comunidade pelo prefeito Edvaldo Nogueira completamente reformado.

Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a administração pública modernizou e ampliou a unidade de ensino, tornando-a muito mais espaçosa, arejada, colorida e confortável para os estudantes, professores e funcionários. No total, foram investidos R$ 1.077.116,82 milhões em recursos próprios do município. 

Edvaldo Nogueira lembrou aos presentes que os benefícios oferecidos às crianças matriculadas na creche vão além da nova estrutura física do prédio. "Nós tratamos nossas crianças com carinho e dignidade. Aqui elas recebem seis refeições diárias, têm à disposição material de higiene como fraldas descartáveis, shampoo, sabonete, toalhas, tudo da melhor qualidade", informou o prefeito.

Ainda durante a sua fala, Nogueira destacou o projeto pioneiro da prefeitura municipal de entregar, gratuitamente, fardamento escolar a todos os alunos da rede. "Nunca na história de nossa cidade os alunos receberam uniformes de graça. As crianças matriculadas aqui irão ganhar camisa, bermuda, tênis e uma mochila escolar", observou.

Para o secretário municipal da Educação, Antônio Bitencourt Júnior, a escola é um grande exemplo do compromisso da atual gestão com os que mais precisam. Ele explicou que a nova estrutura física do prédio não deve nada às creches de excelência, sejam elas do universo privado ou público.

"Essa é uma das formas que temos de demonstrar a valorização da educação, o compromisso da atual gestão com os mais humildes", pontuou Bitencourt, fazendo um pedido à comunidade. "Preservem esse espaço, participem da formação dos seus filhos, cobrando à direção, aos professores e à secretaria de Educação, para que essa estrutura possa cumprir o seu real papel, que é o demelhorar a vida dessas crianças".

Presente à reinauguração da Emei Augusto Savazine, o vice-governador Jackson Barreto se disse impressionado com a qualidade da obra e enfatizou que a educação é o grande instrumento da inclusão social. "Quando eu vejo um administrador investir numa obra belíssima como essa, dedicada ao povo mais pobre, eu posso dizer sem medo de errar: o governante está no caminho certo, melhorando a qualidade de vida e oferecendo perspectivas de futuro para essas crianças".

Agradecimentos

Durante a solenidade, o prefeito foi surpreendido com uma homenagem prestada por uma criança da comunidade. Emocionando os presentes com as singelas palavras, a pequena Stephanie Santos, matriculada no berçário 3, pediu para falar e disse "Obrigada prefeito. Parabéns". Com um grande sorriso nos lábios, a mãe de Stephanie, Adriana de Jesus,  disse não ter palavras para agradecer a reforma do prédio. "Estou muito feliz, aqui meus filhos são bem cuidados, está de parabéns o prefeito", ressaltou.

Bastante emocionada, a coordenadora geral da escola, Maria José da Silva, disse que atua há 30 anos no magistério e que nunca presenciou tanto carinho e dedicação por parte de um gestor municipal. "É um grande privilégio para mim, para os funcionários e para as crianças que terão a oportunidade de brincar, descobrir e aprender cada vez mais", declarou Maria José, enfatizando que não há educação sem amor.

Cris Iolanda é mãe de Kemille Laiane. Juntas, elas foram prestigiar a reinauguração e foi com brilho nos olhos que testemunharam que a comunidade do Japãozinho ganhou uma das mais bonitas e modernas escolas da cidade de Aracaju. "A emoção é muito grande não é? Saber que a minha filha vai estudar num lugar tão bonito e que vai ser bem cuidada. Agora ela vai ter mais interesse, mais prazer de estudar", disse Cris, agradecendo a prefeitura pelas melhorias promovidas na educação municipal.

Melhorias

Nos últimos seis anos, a atual gestão tem investido na modernização e melhoria do ensino público em Aracaju. Até o final do ano, todos os alunos do ensino fundamental irão receber um computador para utilizar em sala de aula. Todos professores da rede receberão um note book, as salas de aula estão sendo equipadas com lousas digitais e todas as escolas serão .interligadas por internet.

Edvaldo Nogueira informou também que a Prefeitura irá implantar um sistema de comunicação digital entre a escola e família. "Na hora em que o estudante entrar e sair da escola, seus pais irão receber um torpedo SMS avisando. As notas também serão enviadas para o celular", finalizou Nogueira.