Cidadãos aracajuanos contribuem para a redução da pegada ecológica

Serviços Urbanos
26/03/2012 15h23
Início > Notícias > Cidadãos aracajuanos contribuem para a redução da pegada ecológica

Um gesto e uma palavra. Com a palma da mão coberta de tinta verde, dezenas de aracajuanos registraram seu comprometimento em favor do meio ambiente e responderam à pergunta `Qual marca você vai deixar no mundo?: Atitude. A ação foi realizada em um grande outdoor instalado nas proximidades do Oceanário de Aracaju, que foi confeccionado com a participação de ciclistas. A iniciativa faz parte do projeto ´Reduza sua Pegada Ecológica` e aconteceu no último sábado, 24.

"Nosso objetivo foi abusar da criatividade para envolver o cidadão nesta grande campanha de conscientização ambiental. Foi um momento mágico, divertido e muito produtivo que mobilizou ciclistas, após um passeio pelas ruas da cidade, onde todos tiveram a oportunidade de produzir um outdoor com as próprias mãos em resposta a um pergunta simples e objetiva, mas de uma responsabilidade enorme", destacou Lucimara Passos, presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

De acordo com Lucimara, a intervenção urbana realizada no outdoor é uma das diversas ações do projeto. A presidente da Emsurb falou ainda que a iniciativa foi positiva pelo envolvimento das pessoas que decidiram ir de bicicleta ao local. "Essa é a ideia principal. Pedalar é uma maneira de colocarmos em prática a redução da pegada ecológica. Mostramos que é possível dar uma resposta convincente com ações práticas", ressaltou a presidente.

Um dos representantes do grupo ciclístico Aracaju Pedal Livre, Ricardo Santos Gomes, conhecido como Magal, registrou a importância da participação dos ciclistas em ações ambientais. "Muito interessante esse projeto e nada mais próximo do que o envolvimento dos ciclistas, justamente por motivos de conscientização ambiental. Os ciclistas, naturalmente, têm essa preocupação pelo fato de que a bicicleta é um meio de transporte não poluente. Então, assim posso dizer que diariamente reduzimos a nossa pegada ecológica", falou o representante.

O educador ambiental, José Waldson de Andrade, diretor de Meio Ambiente da Sociedade Semear, participou do ato e registrou a palma da mão na pergunta da campanha. "Foi muito bom participar dessa iniciativa. Acredito que todos nós somos responsáveis pela preservação do planeta e cada um pode dar uma resposta. Por mais que seja um ato simbólico, pintar um outdoor com as próprias mãos representa a união e que estamos realmente motivados para mudar", colocou Waldson.