Com o objetivo de capacitar professores que atuam nas unidades escolares inseridas no Programa ‘Um Computador por Aluno' (Prouca), o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoverá de 9 de abril a 22 de junho, o curso ‘Introdução à educação digital'. Até o dia 31 de março, os docentes interessados poderão garantir sua vaga por meio do preenchimento de ficha cadastral disponível na secretaria das escolas participantes.
O coordenador do NTE, Neusvaldo Lima, explica a importância da capacitação. "Vamos iniciar pela sensibilização da comunidade escolar. Em cada escola faremos reuniões para discutir com professores e os pais dos alunos a necessidade de atentar para essa nova possibilidade pedagógica. Durante o curso, os professores continuarão em atividades com seus alunos, praticando os novos conhecimentos e levando para o ambiente do curso suas experiências, para reflexão com os colegas, formadores, tutores e pesquisadores", contou.
Curso
Para participar do curso, o professor deverá preencher a ficha e informar qual o horário que deseja frequentar as aulas. A capacitação que será realizada no Cemarh, é composta por 8 módulos e tem uma carga horária de 40 horas com metodologia semipresencial, sendo 32 horas presenciais e 8 horas de educação à distância. Ao todo, serão 16 turmas disponibilizadas nos três turnos de segunda à sexta-feira e aos sábados pela manhã.
Prouca
Implementado no município em 2011, o Prouca visa inovar o sistema de ensino educacional e aprimorar sua qualidade, por meio da distribuição de computadores portáteis para alunos e professores da Educação Básica da rede pública de ensino. Os computadores funcionam com o sistema Linux e têm ferramentas de Internet, editor de texto, software de apresentação e outros programas.
A ampliação do projeto transformará Aracaju na capital nordestina com o maior número de alunos da rede pública que possuem computadores nas escolas, representando 30% de toda região. O objetivo é que os 19 mil discentes do Ensino Fundamental disponham do equipamento. Para isso, a Prefeitura de Aracaju irá disponibilizar R$ 638 mil em recursos no projeto, que irão servir para a capacitação de uma equipe técnica especializada, a compra de equipamentos e novos servidores de Internet, além da readequação do espaço físico das escolas beneficiadas no projeto. Os investimentos atuais no projeto somam mais de R$ 3,6 milhões, com recursos próprios do município.