Dentro da programação da Semana da Árvore, foi realizada uma mesa-redonda sobre o planejamento da arborização na capital, assim como a apresentação da Carta de Aracaju, que contém sugestões ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira, 26, na sede da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease) e foi aberto oficialmente pela presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos.
"O nosso objetivo é mobilizar a cidade para cuidar das áreas verdes. Sabemos que não é preciso apenas plantar, mas sim preservar o local do plantio. É preciso fazer compreender a importância da árvore. Temos um índice muito alto de vandalismo e, por este motivo, é fundamental educar essas pessoas, ao mesmo tempo em que é necessário intensificar o plantio de espécies arbóreas", destacou Lucimara.
A presidente da Emsurb afirmou ainda que a Prefeitura de Aracaju vem reforçando o plantio na cidade. "Ao longo de três anos foram plantadas 30 mil mudas. Inserimos nesse processo a utilização da compostagem, sendo utilizada uma tonelada de adubo orgânico por mês. Estamos dando um passo importante e mostrando a maneira ambientalmente correta de fazer esse trabalho", acrescentou.
Após a abertura oficial da Semana, foi formada a mesa-redonda com a participação de Antonino Campos Lima, representante da Aease, Salete Rangel, representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Robério Anastácio, engenheiro florestal, autor do Manual de Arborização Urbana de Aracaju (Mauar), que foi relançado durante a solenidade.
O representante da Aease fez um histórico do planejamento urbano da cidade e apresentou a elaboração da Carta de Aracaju como um documento que visa contribuir para o desenvolvimento da capital. Também ressaltou as ações da Emsurb na área de arborização. "O bosque implantado no Parque da Sementeira é um trabalho notável, pois contém diversas espécies nativas. A cada ano tem melhorado a qualidade e a quantidade do plantio", colocou Antonino.