Obras de recuperação do Museu do Mangue seguem em andamento

Infraestrutura
27/03/2012 11h09
Início > Notícias > Obras de recuperação do Museu do Mangue seguem em andamento

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está realizando a reforma dos quiosques e a construção de banheiros do Museu do Mangue, bairro Coroa do Meio, zona Sul da capital. A obra está sendo executada após ações de vândalos terem destruído parte da estrutura do empreendimento. A reforma custará aos cofres públicos aproximadamente R$ 428 mil.

A iniciativa compreende a reforma de dois laboratórios, da unidade de exposição audiovisual, do passadiço de madeira, guarita, quiosque, além da construção de banheiros com instalações hidrossanitárias. Para dificultar a depredação do patrimônio, serão substituídas as coberturas danificadas no incêndio por telhas planas de concreto.

Esta semana, equipes da empresa estão trabalhando na remoção do madeiramento e demolição do reboco e do piso de madeira. Em seguida, a equipe de cerca de oito profissionais deverão iniciar os trabalhos de implantação das redes elétricas, novo revestimento interno, esquadrinhas, pavimento com piso assoalho em madeira, instalação das louças e metais sanitários, além da pintura de toda a estrutura.

Vandalismo

De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento, as obras de recuperação do Museu do Mangue deverão ser concluídas em 180 dias. "O incêndio do complexo foi a ação de vândalos que mais trouxe custos aos cofres municipais, que poderia investir esse volume de recursos em outras obras para a população como a reforma de uma praça de médio porte. Nossa expectativa é de que o Museu do Mangue sirva para fomentar a pesquisa sobre esse tipo de ecossistema e, por conseguinte, a preservação do meio ambiente", destaca o engenheiro.