Biblioteca Ivone de Menezes realiza exposição de desenho

Funcaju
30/03/2012 10h43
Início > Notícias > Biblioteca Ivone de Menezes realiza exposição de desenho

Na noite de quarta-feira, 28, estudantes, professores de artes e a comunidade em geral estiveram presentes no hall da Biblioteca Ivone de Menezes Vieira, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), para prestigiar o concurso de desenhos e exposição ‘Encantos de Aracaju'. O projeto visa estimular artistas a exporem seus trabalhos e buscar por novos talentos nas artes, por meio da forma mais antiga e expressiva de se comunicar, o desenho. Esta ação é mais uma atividade no calendário de programações alusivas ao Aniversário de Aracaju, que completou 157 anos, no dia 17 de março.

Os artistas exibiram em seus desenhos os mais belos pontos da cidade como: a bica do banho doce, os mercados centrais, a orlinha do bairro Industrial e os arcos da orla da Atalaia, e também araras e cajueiros, elementos que fazem parte da cultura da capital da qualidade de vida. Utilizando traços marcantes e bastantes expressivos eles puderam mostrar o seu amor por Aracaju e o espírito de sergipanidade.

Na ocasião, a banda de sopro formada por alunos da Escola de Artes Valdice Teles, instituição também vinculada à Funcaju se apresentou mostrando a interação entre as unidades, dando um toque especial para a noite festiva.

Representando o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite, a diretora Administrativa do órgão municipal, Luzinete Gama, falou sobre a importância desta iniciativa. "Este é mais um evento realizado pela administração municipal por meio da Funcaju de incentivo a arte e que tem como objetivo valorizar o artista, além de mostrar os aspectos culturais da nossa Aracaju através destas lindas peças aqui expostas. Estimulando as pessoas a visitarem a biblioteca e também participarem deste tipo de evento", diz Luzinete.

Encantos de Aracaju

Em sua primeira edição o projeto ‘Encantos de Aracaju' tem a finalidade de mostrar a cidade a partir do olhar dos artistas e de seus desenhos expressivos. A exposição contém nove peças que traduzem a realidade da capital sergipana, o seu povo e a sua cultura.

"O ‘Encantos de Aracaju' veio para que artistas e estudantes de artes pudessem divulgar os seus trabalhos. Na oportunidade os expositores receberam o certificado de participação e foram premiados os dois melhores quadros, escolhidos por um júri especializado", frisa a diretora da Biblioteca Ivone de Menezes Vieira, Maria José Lima.

O júri

O corpo de jurados foi formado por três artistas, que também compõem o quadro de professores da Escola de Artes Valdice Teles. (As questões avaliadas para premiação foram: originalidade, criatividade das peças, expressividade, além de observar se os participantes não fugiram do tema.

Um dos integrantes do júri, Magela Filho, conta a importância desta iniciativa para o movimento artístico e parabeniza os expositores. "Este tipo de evento é fundamental para difundir a arte do desenho. Aqui temos quadros incríveis, cada um com sua particularidade, através de traços marcantes. Parabenizo a Ivone de Menezes por difundir a arte em seu espaço."

Participações

Estudantes dos cursos de Artes Visuais, Design Gráfico, além de artistas plásticos foram os principais beneficiados com o concurso e exposição de desenhos, pois puderam mostrar projetos e assim fortalecer a disseminação da cultura com os seus desenhos.

"Infelizmente não ganhei, mas estou feliz pela minha participação. Meu desenho foi bastante elogiado e aqui pude mostrar um pouco da minha arte" relata a estudante de artes visuais Luzileia Pereira.

Já o também estudante do curso de artes visuais Lidiney Correia, agradece a todos da comunidade que foram prestigiar o evento". Foi um prazer ter participado deste concurso, gostei muito dos trabalhos. Quero agradecer pela oportunidade de participar e a todos que vieram conhecer os nossos trabalhos", comemora o participante.

Premiação

A primeira colocada do concurso ‘Encantos de Aracaju' foi a estudante Poliana de Jesus, com a peça ‘Um canto da Gente'. A obra representa a bica do banho doce na praia de Aruana. Ela foi premiada com um cavalete profissional de desenho.

Já o segundo colocado foi escolhido pelo público presente, em critério de desempate, pois, na hora da apuração foram atribuídas notas iguais para dois quadros. José Ricardo Lopes, que fez o desenho da Ponte Aracaju-Barra, venceu por voto popular e ganhou um manequim articulado de 30 cm.