Fundat desenvolve ações de apoio ao Pronatec

Formação para o Trabalho
30/03/2012 16h49
Início > Notícias > Fundat desenvolve ações de apoio ao Pronatec

Mais de 450 jovens e adultos estão frequentando cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas. A qualificação profissional está inserida no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - Plano Brasil Sem Miséria, instituído pelo Governo Federal. Em Aracaju, estão coordenando o Pronatec a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc). As aulas estão sendo ministradas em associações de Moradores, Cras, Senai e Senac. As expectativas entre os treinandos são muitas, já registrando contagem regressiva para a formatura e, consequentemente, o desejo de inserção no mercado de trabalho.

Estão acontecendo, simultaneamente, 16 cursos diferentes, a exemplo de auxiliar administrativo, eletricista de automóvel, vendedor, mecânico de manutenção em motores diesel, porteiro, auxiliar de limpeza e outros. No total, são 482 pessoas que estão buscando a qualificação. Todos os treinandos são beneficiários de programas federais, inscritos no CadUnico, com idades variando entre 18 e 59 anos. Ainda em abril, serão iniciados mais sete cursos.

Algumas turmas iniciaram os cursos no dia 12 deste mês, outras, no dia 26. As inscrições foram realizadas nas unidades/escola da Fundat e nos Cras da Semasc. Compete também a Fundat, o cadastramento no Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnologia (Sistec).

Perspectivas 

"Se a porta se abrir é só terminar esse curso", afirma a dona de casa Kátia Vieira dos Santos, 27 anos, residente no bairro Santa Maria. Ela está frequentando o curso de instalador  predial de tubulações a gás combustível e, segundo sua explanação, está decidida a trabalhar nessa área. O cobrador de ônibus Elenilson Barbosa, 34 anos, também está frequentando o mesmo curso, na unidade do Senai do Distrito Industrial e também está em contagem regressiva para a conclusão do curso.

A dona de casa Vaneide dos Santos, 39 anos, está frequentando o curso e deseja agregá-lo a duas outras atividades que desenvolve. "Faço arranjos como pedreiro e assentadora de revestimento e, agora, com esse curso, com certeza vou ganhar mais dinheiro e melhorar a minha situação financeira", alega.

A agente ambiental Rosana Santos Jesus, 23 anos, também quer crescer profissionalmente. "Estou frequentando este curso porque quero aprender todo o processo de instalação de gás e aliá-lo a profissão que desempenho", disse.

Por enquanto, os alunos estão obtendo aulas de relações humanas. Conforme o instrutor Alesxandro de Melo Rezende, as aulas estão propiciando aos treinandos a integração entre o grupo, ao passo em que também estão aprendendo a ser um grupo, uma equipe para a obtenção de melhores resultados. "Nós os estamos preparando para que tenham percepção, motivação e para que percebam o quanto o fator humano é importante", afirma.