Centro Pop completa um ano de criação

Família e Assistência Social
30/03/2012 16h59
Início > Notícias > Centro Pop completa um ano de criação

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) está completando um ano de criação. Para comemorar a data do antigo Creas Pop e apresentar os avanços que o Centro agregou à Política de Assistência Social na área da média complexidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), realiza na tarde desta sexta-feira, 30, uma reunião intersetorial com a participação dos atores que atendem a população de rua.

"O objetivo é o de apresentar as ações desenvolvidas pelo Centro Pop ao longo desse primeiro ano, fazer uma avaliação dessas ações e convidar os nossos parceiros a buscarmos juntos a melhoria da qualidade dos serviços que ofertamos à população em situação de rua", informou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg.

A reunião intersetorial está sendo realizada no Centro Pop, iniciada às 14 horas, com a presença de representantes da Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, Corregedoria do Tribunal de Justiça, Conselhos Tutelares, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Assistência Social, Secretarias Municipal de Saúde e de Estado do Desenvolvimento e Inclusão Social, SSP e ONGs.

Atendimento

O Centro Pop atende atualmente 300 usuários por mês, segundo informou o gerente de Serviços de Média Complexidade, Thiago Siqueira, acrescentando que as formas de acesso aos serviços do Centro são por meio da demanda espontânea, indicação de outro usuário, pela equipe de abordagem de rua e por encaminhamentos da rede de assistência à população de rua.  

Serviços

Criado com o objetivo de promover a cidadania e a inclusão familiar e comunitária das pessoas que vivem em situação de rua, o Centro Pop oferece os serviços de Cadastro Único, abordagem social, que visa localizar as pessoas em situação de risco e sensibilizá-los para o uso dos serviços oferecidos pela unidade; atendimento especializado nas áreas de assistência social e psicologia; orientação jurídico-social; encaminhamento para retirada de documentação pessoal; endereço institucional como referência; apoio a famílias que buscam pessoas desaparecidas; encaminhamento para rede de serviços de acordo com as necessidades dos usuários (Saúde, Educação); encaminhamento para unidades de acolhimento institucional, entre outros.

Cadastro Único

Entre os meses de dezembro de 2011 e janeiro deste ano, o Centro Pop, por intermédio das equipes de abordagem de rua, realizou a inclusão de 40 pessoas em situação de rua no Cadastro Único. Destas 40 novas inclusões, 14 usuários já estão recebendo o benefício do Bolsa Família, segundo informou o secretário Bosco Rolemberg.

Reinserção familiar

Uma das ações do Centro Pop é a reinserção familiar, atividade que vem apresentando bons resultados, segundo avalia Thiago Siqueira. "Pelo menos 10 pessoas saem da situação de rua a cada mês. Este é o número de usuários que conseguimos reinserir na vida familiar e na comunidade todos os meses", enfatizou o gerente de Serviços de Média Complexidade.

Ampliação dos serviços

Na avaliação do secretário, a importância do Centro Pop pode ser medida pela ampliação do atendimento às pessoas em situação de rua. "Antes da criação do Centro Pop só tínhamos capacidade para atender 20 usuários por mês. Com o Centro, passamos a atender 300 pessoas/mês", salientou Bosco Rolemberg, lembrando ainda que o Centro Pop deu visibilidade aos "invisíveis", proporcionando a inserção deles nas políticas públicas.