Curso de massoterapia incentiva mulheres a ingressar no mercado de trabalho

Formação para o Trabalho
02/04/2012 15h20
Início > Noticias > 50179

A massoterapia é uma área em ascensão no mercado de trabalho. Faltam profissionais e, aqueles que se qualificam e formam um nicho de clientes, passam a ter uma renda mensal considerável. Com uma visão voltada para a real demanda de mercado, a Prefeitura de Aracaju continua oferecendo o curso de massoterapia. Desta vez são 25 pessoas que estão buscando a profissionalização na unidade/escola da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Desse número, são 23 mulheres, cuja maioria está acima dos 40 anos; é dona de casa e pretende desempenhar a função, promovendo uma mudança "radical" na vida.

A modernidade, o dia a dia de corre-corre está levando o ser humano a buscar algumas saídas para diminuir o stress. E, a saída tem sido o tratamento por meio de terapias holísticas e, a massoterapia não foge à regra. Pessoas que detêm um certo poder aquisitivo são clientes certos para o massoterapeuta. " A maioria dos alunos que se capacita através do curso da fundação inicia a atividade como autônomo, atendendo o cliente em sua casa, na residência do cliente, em empresas, prestando serviços a salões de beleza e estética, montando seu próprio negócio", afirma a presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel.

O mercado de trabalho para o massoterapeuta é amplo. As possibilidades são muitas. O profissional ainda pode desenvolver a atividade em hospitais, asilos, creches e ainda, em empresas. Muitos empresários passaram a oferecer a massagem laboral para os seus funcionários por acreditarem que essa técnica relaxa os trabalhadores e, consequentemente, o resultado na produção aumenta, entrando em cena o profissional de massoterapia.

Capacitação

O curso de massoterapia está sendo ministrado na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, localizada na rua Júpter s/n, Jardim Esperança, bairro Inácio Barbosa. A unidade conta com sala específica para o curso, com climatização e equipamentos necessários.

O curso foi iniciado em 5 de março, com previsão de término para 24 de abril. Diariamente são três horas de aula, iniciando às 8h, totalizando 100 horas/aula.

A turma, em número de 20, obteve 10 horas/aula de relações humanas, a exemplo dos demais cursos da fundação. Nesse percurso, os alunos aprenderam a se portar diante de uma entrevista de emprego; a se relacionar no âmbito da família, da sociedade e numa empresa, diante do foco de um grupo de trabalho e outras informações necessárias para o bom profissional. As aulas foram dadas pela instrutora Clea Oliveira.

A instrutora do curso de massoterapia, Dione Sandres, explicou que a técnica resulta no equilíbrio entre o corpo e a mente. "É uma área bastante rentável, mas é importante o profissional estar sempre atualizado", esclarece, acrescentando que faltam profissionais no mercado de trabalho. É a vez do massoterapeuta atuar".

Perspectivas

A aluna Telma Lucia Soares, 48 anos, atualmente confecciona e revende doces e salgados, mas insiste que deseja a profissionalização em massoterapia e entrar no mercado de trabalho. "Quero alugar um espaço; montar os equipamentos e atender meus clientes", confirma.

"Cansei e não quero mais pedir dinheiro ao meu marido", destaca a dona de casa Maria de Lourdes da Silva Barros, 47 anos, residente no bairro Luzia. Além de saber que a profissão é rentável, está fazendo o curso porque gosta da área e a dificuldade em conseguir emprego por conta da sua idade. Outro motivo que a está levando a freqüentar o curso é que ao se profissionalizar, poderá fazer o seu horário. "Depois que você passa dos 40, a dificuldade é grande para ingressar no mercado de trabalho e, além disso, poderei fazer o meu horário, considerando que tenho um filho de quatro anos", especifica.

"Já criei os meus filhos, agora é a minha vez de sentir prazer no trabalho", informa a dona de casa Beatriz de Oliveira Julião, 53 anos. De acordo com sua explanação, hoje sabe o que quer, alegando que é uma área que mexe com o bem-estar das pessoas. Ela citou que há alguns anos também fez curso de enfermagem e que irá agregar esse conhecimento.