Idosos se integram a jovens na busca do conhecimento em informática

Formação para o Trabalho
03/04/2012 16h43
Início > Notícias > Idosos se integram a jovens na busca do conhecimento em informática

Computadores fazem parte da rotina da sociedade atual, seja no trabalho, na escola, em casa. As pessoas sentem a necessidade de acompanhar essa tecnologia que se renova todos os dias. Jovens, adultos e até mesmo idosos buscam uma forma de se aperfeiçoar e acompanhar os avanços da informática. O aprendizado se fortalece na troca de experiências e, diante dessa somação, a Prefeitura de Aracaju mantém em seu portfólio o curso de informática envolvendo gerações diferentes nas unidades/escola da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Atualmente, 21 pessoas estão frequentando o curso na Unidade de Qualificação e Produção José Joaquim dos Santos (Zé do Sal), localizada no bairro Coroa do Meio.

A turma está mesclada, com idades entre 17 a 83 anos. As aulas começaram no dia 14 de março e irão até o dia 23 de abril, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. A orientação do curso está a cargo do instrutor Luciano Sá. "A diferença de idades não está sendo um empecilho, pelo contrário, nos transformamos em uma equipe e todos se ajudam", informa Luciano, acrescentando que para ele, a experiência está servindo para um crescimento pessoal.

Vencendo barreiras

O aluno Emanoel Paiva Matos, 74 anos, viu no curso a chance de conhecer pessoas e aprender a utilizar um computador. "Não é fácil, mas o professor é paciente, e com a ajuda dos colegas estou me saindo muito bem", confirma, destacando que está aproveitando a oportunidade para repassar o novo aprendizado para o seu filho de 12 anos.

Matos aproveitou a oportunidade para lembrar que as aulas de relações humanas, que foram ministradas pela professora Valderina Vasconcelos, o ajudaram muito porque o levou para o conhecimento pessoal.

Maria Raimunda Ávila, 79 anos, trabalhou como professora por trinta anos na cidade de Itabuna/BA.  Após a aposentadoria, ela se mudou para Aracaju desejando viver perto da família. "Agora que me aposentei, desejo aproveitar a vida. Nunca tive tempo para aprender a utilizar o computador e agora resolvi começar. Sinto um pouco de dificuldade, mas o instrutor é muito paciente e aos poucos estou aprendendo", conta.

Raimunda relatou que atualmente as pessoas precisam se adaptar as novas tecnologias. "Hoje tudo é digital e não quero estar fora da realidade. Com certeza vou navegar na Internet, frequentar as baladas, viajar muito e ainda estarei antenada com as novidades", confirma.

Crescimento

A aluna Luciana Bezerra, 25 anos, vê no curso a oportunidade para o crescimento profissional na busca por um emprego. "Sei da importância de ter conhecimentos na área de informática. Comecei o curso pensando nas oportunidades que isso me trará. Para crescer profissionalmente, é preciso adquirir conhecimentos", destaca.

Silvânia de Jesus Alves, 24 anos, residente do bairro Coroa do Meio, elogiou o curso e o instrutor. "As aulas são ótimas. O instrutor Luciano é muito paciente e a gente consegue entender detalhadamente. Em casa, eu coloco em prática o que aprendo aqui para não esquecer", esclarece, complementando que o curso trará melhorias para o seu currículo, sendo uma grande oportunidade para quem está à procura de emprego.

A presidente da Fundat, Telma Pimentel, elucida que o curso de informática é disponibilizado nas unidades/escola da Fundação e instituições parceiras que detêm laboratório. "Os cursos ocorrem no decorrer do ano e são gratuitos", frisa.