Será realizada nesta quinta-feira, 5, a 2ª Procissão do Fogaréu da Paróquia São Pedro Pescador, no bairro Industrial. A iniciativa tem como objetivo celebrar um dos momentos históricos da vida de Jesus. A procissão sai da Paróquia São Pedro Pescador e percorre as ruas do bairro, iluminadas com tochas.
“Toda a Quaresma, para a Igreja Católica, tem um significado de penitência. A Procissão do Fogaréu tem o mesmo significado. É a segunda vez que realizamos a celebração no bairro”, explica o padre Willame Barreto Filho, pároco da Igreja São Pedro Pescador. Ele acrescenta ainda que o cortejo sairá da frente da igreja, depois de uma apresentação que remonta a Santa Ceia.
Com as luzes das ruas apagadas, a procissão segue pelo bairro e conta com uma outra apresentação, que remonta a chegada de Jesus no Monte das Oliveiras. “Depois da apresentação do Monte das Oliveiras, há mais uma parada e a partir daí iniciamos a Via Sacra”, conta padre Willame.
Realizada pela Paróquia São Pedro Pescador e da Associação de Moradores e Comerciantes do Bairro Industrial, a celebração conta com diversas parcerias. “A Prefeitura de Aracaju vem sendo um importante parceiro. A Emsurb fez uma limpeza especial nas ruas do bairro. Também tivemos apoio da Emurb, que fez uma operação tapa-buraco. A Funcaju também nos ajudou na divulgação”, conta o presidente da Associação de Moradores, Marcos dos Anjos.
“Essa é uma das mais importantes celebrações religiosas que fazemos. É nossa maior demonstração de fé durante a Semana Santa”, completa Marcos.