Saúde dá dicas de cuidados no consumo de peixes e frutos do mar

Saúde
04/04/2012 17h00

A Semana Santa já começou e com a tradição do feriado, grande parte da população adota uma alimentação rica em peixes e frutos do mar. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju reforça os benefícios nutricionais desses alimentos e chama atenção de cuidados necessários para o consumo equilibrado e saudável. 

Peixes, camarão, caranguejo, ostras, todos estes alimentos possuem um alto potencial nutricional e de maneira geral são ótimas fontes de nutrientes importantes para manutenção das proteínas no sangue. "Sardinhas, por exemplo, são fonte de ácidos graxos como o ômega 3 e 6 que ajudam a prevenir de doenças  em veias e artérias" , explica o coordenador da Rede de Atenção Primária da SMS, Geison Valença. 

Cuidados no Preparo 

A população deve atentar para a importância de se buscar maneiras reduzir gorduras no preparo dos alimentos. "Grelhar e cozinhar no vapor ainda são as melhores formas de preparar os peixes, pois, evita a saturação da gordura presente que pode causar danos à saúde do coração", esclarece a nutricionista do Núcleo de Nutrição de Nutrição e Alimentação da SMS, Jailda Santos. 

 Durante o preparo de pratos  de tradicionais como as moquecas, uma maneira de evitar que as gorduras contidas em ingredientes como o leite de coco, azeite de dendê e azeite de oliva sejam saturadas é deixar para adiciona-los à comida próximo do momento de desligar o fogo. 

Peixes Salgados 

Já no preparo de peixes salgados, como o bacalhau, é necessário dessalga-lo por 24 horas na geladeira em vasilhame com água, fazendo a troca da água a cada 4 horas. "Desta forma a comida fica adequada ao consumo em relação à quantidade de sal. As pessoas hipertensas devem ter um cuidado especial com os excessos do sal nos alimentos", acrescenta Jailda Santos. 

O acompanhamento indicado para todos os pratos é saladas com verduras e frutas que são boas fontes de fibras dietéticas importantes para controlar a quantidade de gordura absorvidas durante a  digestão de alimentos ricos em proteína de origem animal. 

Acidentes com Crianças e Idosos 

Mesmo sendo benéficos para o crescimento e desenvolvimento das crianças e manutenção da saúde do idoso, muitos peixes possuem espinhas que pode causar situações de risco como engasgo. "Para evitar acidentes com espinhas, os pais ou cuidadores  também devem desfiar a carne de peixe antes de oferecer para as crianças ou idosos", conclui a nutricionista que é referência técnica do Núcleo de Nutrição de Nutrição e Alimentação da Secretaria Municipal de Saúde.