A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está realizando a primeira etapa da infraestrutura do bairro Atalaia, zona Sul da cidade. Mais de 10 ruas do bairro já foram beneficiadas com os serviços de implantação da rede de drenagem.
Além de máquinas e equipamentos, profissionais trabalham intensamente na execução das ações estruturantes da região, trabalhando na manutenção do canal pré-moldado feito para a passagem de águas pluviais.
Algumas ruas já estão 100% concluídas na parte de drenagem. As ruas Waldemar da Silva Carvalho, Renato Fonseca, Professor Jugurta Barreto, Genival Maciel, Tenente Capitão E. L. Santos, rua Delmiro Gouveia, rua Joaquim Cardoso, rua Engenheiro Jorge de oliveira Neto, rua Heriberto Resende Góis, rua Euclides Góis e rua Poeta Sales de Campos ganharam o canal fechado pré-moldado, tubulação nova, manilhas de concretos feitas para o escoamento das águas pluviais.
Andamento
Na última quarta-feira, 4, vários profissionais equipados com retroescavadeira, cavadeira e caminhão muque intensificam os serviços para que não haja atraso no cronograma das obras no bairro. As equipes da empresa estão trabalhando na rua Josué Cunha. Com cerca de 90% de suas obras concluídas, será realizado em seguida o fechamento do canal. São 420 metros de canal fechado nos trechos que compreendem a rua Engenheiro Jorge de Oliveira e a avenida Oceânica.
Parceria
A próxima etapa do cronograma é a terraplenagem de todas as ruas incluídas no projeto. Em seguida, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) vai iniciar a implantação da rede de esgoto nesses locais. A última etapa será realizada pela Emurb com a pavimentação asfáltica das vias beneficiadas.
Desenvolvimento urbano
Para o presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento, as obras de infraestrutura realizadas em toda a capital têm sido executadas a partir de um planejamento estratégico de desenvolvimento urbano.
"O esforço da administração municipal em investir na infraestrutura da cidade, realizando obras integradas de desenvolvimento urbano e definindo política de manutenção permanente com a captação e destinação de recursos orçamentários, objetiva gerenciar o crescimento urbano e o desenvolvimento da capital", explicou o presidente da Emurb.