Fundat oferta curso de Corte e Costura

Formação para o Trabalho
10/04/2012 16h06
Início > Noticias > 50243

Passado o tempo em que corte e costura eram simplesmente atributos de dona de casa. É impossível pensar em moda sem falar do profissional dessa área. Em qualquer momento ou lugar há sempre um profissional da costura sendo solicitado, seja para aquela antiga, mas sempre moderna prática de costura sob medida, seja para pequenos consertos. E, por ser uma área rentável em qualquer época do ano, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), mantém em seu portfólio o curso de corte e costura. O treinamento está acontecendo na Unidade de Qualificação do Jardim Centenário.

São 25 alunos em contagem regressiva para o recebimento do certificado. A maioria pretende obter renda, seja por meio do emprego formal ou ainda, iniciar um pequeno negócio, a princípio na própria residência. O curso também está sendo um referencial para a formulação de novas amizades, uma forma de terapia e ainda a abrangência de novos conhecimentos para o universo da moda. Não importa, homem ou mulher está descobrindo o seu talento.

As aulas começaram no dia 8 de março e irão até o dia 24 de abril. As aulas estão sendo ministradas na unidade/escola da Fundat, sediada no Jardim Centenário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. O curso é orientado pela costureira e design de moda, Ana Angélica Andrade, que há seis anos integra o grupo de instrutores da Fundação. "Passar meus conhecimentos é algo muito bom, principalmente quando encontro ex-alunos trabalhando em malharias, empresas do ramo ou ainda, aqueles que já têm o seu próprio negócio", relata.

Para a aluna Maria Edinete Farias Santos, 65 anos, o curso está sendo uma terapia, funcionando como uma válvula de escape para a ociosidade de dentro de casa. "Ficar só cozinhando, lavando, passando, não dá certo. Agora terei algo para me distrair e, por que não ganhar dinheiro? A cada dia gosto mais de costurar", conta.

Maria da Conceição Fernandes, 42 anos, é dona de casa e pretende se especializar na área. "O curso, além de me proporcionar todo o conhecimento, ainda me deu uma família. É maravilhoso!", afirma.

Determinação

Para a aluna Givalda de Santana, 49 anos, o curso está sendo a realização de um sonho, pois sempre desejou aprender a costurar, mas tinha medo de se aproximar de uma máquina. Moradora do bairro Atalaia, ela se desloca para unidade/escola do Jardim Centenário todos os dias, apenas para frequentar as aulas. "Não hesitei em me matricular e frequentar o curso. É a realização de um desejo antigo", confirma.

O mais surpreendente é que em um mês de curso, Givalda já está confeccionando peças. "Estou surpresa comigo mesma. Eu tinha medo e não sabia que tinha um dom para costura. Minha meta agora é montar um ateliê em casa", acrescenta.