Aracaju inclui no CadÚnico neste início de ano 3.309 famílias

Família e Assistência Social
10/04/2012 16h40
Início > Noticias > 50267

A Prefeitura de Aracaju alcançou mais um recorde neste início de ano de 2012 na área da Assistência Social. Em apenas três meses, de janeiro a março, o município conseguiu incluir mais 3.309 famílias no Cadastro Único (CadÚnico), proporcionando a elas o acesso aos benefícios e serviços dos governos federal e municipal. "Todas estas novas inclusões são fruto do esforço da Prefeitura de Aracaju em combater a extrema pobreza no município", disse o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg.

Os números que atestam o empenho do município de Aracaju em melhorar a qualidade de vida do seu povo vão mais além. Nesse mesmo período, outras 6.351 famílias realizaram a atualização cadastral, garantindo a permanência dos benefícios a que têm acesso, como o Bolsa Família, por exemplo. Já em 2011, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), fechou o ano contabilizando 5.060 novas inclusões no CadÚnico e outras 14.522 alterações cadastrais.

Cadastro Único

Dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome dão conta de que até janeiro deste ano, o município de Aracaju tinha 54.163 famílias cadastradas no Cadastro Único. "Nossa meta é incluir no CadÚnico todas as famílias de baixa renda que ainda estão fora deste instrumento de gestão", salientou Bosco Rolemberg, informando que para atingir essa meta a Semasc adotou como estratégia a busca ativa nas comunidades onde estão concentrados os maiores índices de pobreza, segundo dados do IBGE, e os mutirões nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Estratégias

Em 2011, a Semasc realizou busca ativa e mutirões nos bairros Santa Maria, Santos Dumont, Cidade Nova, Coroa do Meio e Veneza. Neste ano de 2012, a busca ativa já chegou ao conjunto Bugio e bairros São Carlos e América. Na sexta-feira, 30 de março, um mutirão foi realizado no bairro Santa Maria e nesta próxima sexta-feira, 13, a equipe da Proteção Social Básica da Semasc volta ao Cras para um novo mutirão.

Bolsa Família

A Semasc iniciou 2012 também com ótimos resultados na área de transferência de renda. Em janeiro, recebiam o Bolsa Família em Aracaju 34.088 famílias. Em março, esse número saltou para 35.237, o que significa a inclusão no benefício de mais 1.149 famílias.