Guarda Municipal traz segurança à população aracajuana

Agência Aracaju de Notícias
11/04/2012 14h27
Início > Noticias > 50269

A Guarda Municipal de Aracaju tem se mostrado um importante reforço da segurança nos espaços públicos da capital sergipana. Diariamente as viaturas do órgão estão nas ruas para orientar e proteger preventivamente os usuários e frequentadores de ambiente que estão sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal.

Para efetuar a segurança, os guardas municipais utilizam carros, motocicletas e bicicletas. As motocicletas da corporação são atualmente utilizadas para serviços administrativos. Os carros cumprem o trabalho operacional, que desde 2009, é realizado em conjunto com o grupo de Ciclopatrulhamento. Hoje é comum encontrar os profissionais fazendo uso das bicicletas em pontos de lazer como o Calçadão do bairro 13 de Julho, o Parque da Sementeira e a Orlinha do Bairro Industrial.

Para o diretor-geral da GMA, major Edênisson Paixão, o trabalho dos guardas no Ciclopatrulhamento é fundamental porque é possível não só coibir, mas resolver de forma mais rápida as infrações que ocorrem nesses lugares. "Temos uma aceitação muito boa da população. Com as bicicletas é possível chegar de forma mais rápida ao infrator. Houve casos, inclusive, em que só obtivemos êxito porque estávamos de bicicleta", reconhece o major.

Nos últimos meses a Guarda Municipal de Aracaju realizou apreensões de arma de fogo e drogas, recuperou bens roubados e prendeu assaltantes. Tudo isso em paralelo ao planejamento e execução da vigilância interna e externa dos bens municipais e bens de domínio público de responsabilidade do município. A corporação coordena e exerce atividades de policiamento, fiscalização e vigilância do meio ambiente, bem como dos objetos e áreas que integram o patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico local.

As ocorrências são denunciadas pelos próprios frequentadores dos pontos onde a Guarda atua. "Além dos roubos e furtos e do uso de drogas, em especial crack e maconha, era comum encontrarmos pessoas praticando atos obscenos. Todas essas infrações vêm diminuindo bastante”, acrescenta o major Edênisson. Segundo diretor-geral da GMA, para ampliar ainda mais a atuação do órgão, está em processo de licitação a compra de mais dez motocicletas que deverão ser incluídas também no trabalho de patrulhamento.