Na próxima sexta feira, 13, a Prefeitura de Aracaju (PMA) estará realizando uma grande ação de inclusão e cidadania, desta vez voltada para as pessoas em situação de rua. Capitaneada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), a ação terá a participação das secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semel), Saúde (SMS), Educação (Semed) e das fundações municipais de Cultura e Turismo (Fucaju) e do Trabalho (Fundat), além da Guarda Municipal (GMA) e Senac.
A ação, que tem como objetivo principal a identificação e inclusão da população de rua nos serviços da política de Assistência Social, acontecerá na Praça Olímpio Campos, com início às 9h, estendendo-se até as 16h. Serão 26 servidores que estarão incluindo as pessoas em situação de rua no CadÚnico, nos cursos profissionalizantes oferecidos pela Semasc e fazendo o encaminhamento para a rede socioassistencial e demais políticas públicas.
A ação envolverá as coordenadorias de Proteção Social Especial e Básica, bem como a Coordenadoria de Programas e Projetos Complementares da Semasc estará presente com uma equipe de instrutores do Senac, oferecendo corte de cabelo e inscrições para Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
"Essa abordagem será feita nos pontos onde já houve identificação de um grande número de moradores de rua, com o objetivo de incluí-los no Cadastro Único para que possam ter acesso aos serviços e benefícios oferecidos pela Semasc", explicou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg.