Com o objetivo de eliminar e prevenir o surgimento de novos focos do mosquito Aedes aegypti, equipes da força-tarefa de controle da dengue da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) estão atuando no bairro América desde ontem, dia 11 até hoje, dia 12.
Os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) têm a meta de vistoriar 300 imóveis na região, alertando os moradores principalmente sobre os cuidados preventivos em lavanderias e depósitos de água. Já os agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) recolhem entulho, lixo e materiais dispensados inadequadamente nas áreas públicas e terrenos baldios.
Embora o índice de infestação de dengue no bairro América seja de 0,5%, ou seja, baixo risco, as equipes de agentes de endemias permanecem vigilantes e ativas para garantir um monitoramento satisfatório e levar as orientações adequadas aos moradores. “Mesmo com as vistorias frequentes, ainda encontramos focos da dengue em lavanderias e depósitos de água e isto é grave. A comunidade não pode relaxar, pois a dengue é um perigo para todos”, revela o supervisor da 4º região, Jivaldo Henrique.
“Cobrir os reservatórios e lavanderias com telas e lavar, pelo menos duas vezes por semana, as lavanderias esfregando as laterais internas com escova ou bucha são hábitos que fazem toda a diferença”, acrescenta o supervisor ao explicar que os ovos do mosquito da dengue são resistentes e grudam nas paredes internas dos recipientes, podendo em condições favoráveis com sol e água limpa se transformar em mosquito em menos de uma semana.
Prevenção na comunidade
Muitos moradores do bairro America já estão adotando as orientações e acreditam que a atitude cidadã de colaborar com o trabalho de controle da dengue é fundamental para garantir a saúde da comunidade. Oswaldo Pereira, que mora há 30 anos no bairro dá o exemplo e fica feliz em receber a visita domiciliar das equipes da SMS. “Esse é um trabalho muito bem realizado, pois a cada visita do agente de endemias ficamos mais cientes e mais seguros sobre como evitar a dengue em casa”, diz.