Com o objetivo de garantir o preenchimento das vagas disponíveis no Programa Nacional de Inclusão de Jovens, a Secretaria Municipal da Educação (Semed), vem realizando uma ampla campanha de divulgação das matrículas para os estudantes que desejam participar do Projovem Urbano. Além da distribuição de cartazes nas unidades de ensino, técnicos da Semed realizam panfletagens nos bairros da capital.
“O Projovem, além de promover a conscientização dos alunos, proporciona que estes tenham a oportunidade de obter uma qualificação profissional, permitindo que, futuramente, eles tenham a capacidade para concorrer às vagas que o mercado de trabalho oferece”, conta o coordenador executivo municipal do Projovem Urbano, Júnior Trindade.
As inscrições seguem até o final deste mês. Estão sendo disponibilizadas 1.050 vagas. Para se inscrever, o aluno deve ter entre 18 e 29 anos e ser alfabetizado. Os documentos necessários são Carteira de Identidade (original e cópia), do CPF e do comprovante de residência, além do histórico escolar. As inscrições podem ser feitas, no horário comercial, nas unidades de ensino que recebem o programa.
Ao se inscrever o aluno receberá gratuitamente a camisa do curso, livros e agenda do estudante. Matriculado e frequentando regularmente as atividades, o estudante também receberá um auxílio mensal no valor de R$ 100,00 e ao final do curso, para estimular a participação cidadã e qualificar profissionalmente é disponibilizado um certificado de formação inicial.
Programa
O programa é constituído por ciclos de três meses cada. Ao todo, o curso tem 2.000 horas de duração, distribuídas em 18 meses. As atividades são realizadas em vários espaços diferentes, entre eles, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) José Antônio da Costa Melo, José Carlos Teixeira, Oviêdo Teixeira, General Freitas Brandão, Olavo Bilac e Diomedes Santos Silva.
Além da educação regular, com disciplinas como: Matemática, Inglês, Ciências Naturais, Língua Portuguesa e Humanas, o Projovem oferece ainda aos seus alunos uma qualificação inicial em três diferentes áreas profissionais, para que o jovem possa escolher qual delas deseja conhecer melhor. São elas: Turismo, Alimentação e Telemática e atividades de participação cidadã, que envolvem a elaboração de um projeto que traga abordagens a respeito da comunidade onde o jovem está inserido.