O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza quarta e quinta-feira da próxima semana, 18 e 19, a III Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, no Hotel Riverside, no bairro Coroa do Meio. O evento será aberto às 14 horas, com cerca de 100 participantes entre delegados, convidados e observadores.
Durante a conferência serão debatidos quatro eixos temáticos que têm como base a Convenção da ONU de 2008 e o Plano Nacional para Pessoas com Deficiência, o "Viver sem Limites", segundo informou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Gorete Medeiros, acrescentando que os eixos temáticos serão discutidos em grupos de trabalho.
Tendo como tema central "Um olhar através da convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência: novas perspectivas e desafios", a conferência tem como objetivo discutir e apresentar propostas que possam contribuir com o processo de construção da política para as pessoas com deficiência.
"A palestra magna será proferida após a solenidade de abertura, na tarde da quarta-feira, pelo escritor Fausto Joaquim, um cidadão cadeirante que tem profundo conhecimento e sensibilidade sobre a temática em debate", disse a presidente Gorete Medeiros, destacando a importância da participação da população nessa conferência, especialmente das famílias das pessoas com deficiência.
A conferência irá debater quatro eixos temáticos: educação, esportes trabalho e reabilitação profissional; acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; e segurança, acesso à Justiça, padrão de vida e proteção social adequados.
O quadro de delegados é formado por representantes governamentais e não-governamentais, a exemplo de secretarias municipais como a de Assistência Social e Cidadania, e instituições como Adevise, Apada, Apae, Ciras, Senasc, Instituto GBarbosa e outras. Em março, o conselho realizou pré-conferências nos cinco distritos de Aracaju, quando foram eleitos os delegados para a conferência.