Profissionais da educação participam de curso e acompanhamento pedagógico

Agência Aracaju de Notícias
12/04/2012 17h05
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Cerca de 400 profissionais de educação do município de Aracaju, incluindo professores e coordenadores, participaram nos últimos dias 9, 10 e 11 da primeira capacitação do ano do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo. O encontro realizado no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos, destinou-se aos educadores da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental.

O Sistema de Ensino Aprende Brasil é referência em todo o Brasil, presente em mais de 2.300 escolas públicas do País. Além do material didático, o acompanhamento e a assessoria pedagógica aos municípios conveniados também estão previstos na parceria, sendo os cursos presenciais grade parte dessa relação. "Estes cursos de capacitação são importantes para a manutenção da qualidade do ensino e para a reciclagem de nossos profissionais", observa Maria José Ribeiro, coordenadora de Educação Infantil do município.

O sistema, que atende as escolas de Ensino Básico, por meio da gestão da Secretaria de Municipal de Educação (Semed), é utilizado por cerca de seis mil estudantes da rede pública de ensino da capital sergipana. "Desde 2009, a gente vem trabalhando com o material da Editora Positivo e, neste período, ele tem contribuído bastante para evolução dos professores, e, consequentemente, dos alunos, em relação a diversos quesitos estabelecidos nas diretrizes curriculares", afirma Maria José.

Além do mês de abril, o acompanhamento pedagógico do Sistema de Ensino Aprende Brasil acontecerá também nos meses de junho e setembro. Neste primeiro momento as atividades se dividiram em duas temáticas. ‘A Música na Educação Infantil: Fonte de Jogos, Brincadeiras e Descobertas’ foi um dos temas apresentados aos educadores. A ideia era estimular a reflexão sobre a importância da linguagem musical no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças, possibilitando um encontro sensível e criativo entre a criança e a música.

“Trilhando Caminhos para Alfabetização” foi o outro tema apresentado no encontro. O curso teve como intencionalidade refletir sobre o trabalho referente à alfabetização nas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental. O objetivo era compartilhar saberes sobre como se processa a aprendizagem da leitura e escrita, propondo reflexões e encaminhamentos didático-metodológicos que subsidiem a prática pedagógica dos professores.