Mirante da 13 de Julho recebe a exposição ‘Ensaio’

Funcaju
13/04/2012 09h03
Início > Noticias > 50305

Com o objetivo de incentivar as artes plásticas e divulgar o talento dos artistas sergipanos, o Mirante da 13 de Julho, uma das unidade da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), promoveu na noite desta quinta-feira, 12, a abertura oficial de mais uma exposição de telas. Intitulada ‘Ensaio’, a amostra é uma compilação de alguns trabalhos realizados pela artista plástica Priscila Carvalho, e que até o final deste mês poderão ser conferidos no hall de entrada do espaço.

Composta por 55 telas de diversos tamanhos e pintadas em óleo e acrílico, a exposição é uma mescla de três temas que sempre fizeram parte da vida da artista: bonecas, gatos e flores. Os dois primeiros revelam uma tendência dos quadros, que trazem detalhes em mosaico, além de traços mais ousados, como deformações de olhos e bocas. Já para as flores, ela seguiu a marca impressionista de Vicent Vah Gogh com inspiração nos famosos girassóis do pintor holandês.

Apesar das influências, Priscila prefere não caracterizar seus trabalhos. Para ela, suas obras são bastante intimistas e mostram o resultado apenas da sua imaginação e criatividade. “Eu não visualizo ainda a predominância de uma corrente artística específica no meu trabalho. Tenho algumas inspirações, mas geralmente pinto o que gosto”, confessa.

Também compondo o acervo da exposição, Priscila apresentou dois porta-retratos remodelados, criando novas texturas e explorando detalhes em alto relevo nas peças. Além disso, foram expostos diversos modelos de marca-texto, todos com traços em mosaico e desenhados a mão com a utilização de canetas de ponta porosa coloridas.

A artista

Aos 24 anos, os trabalhos de Priscila Carvalho exprimem uma inquietude pessoal traduzida no título da exposição que, para ela, é resultado de uma constante experimentação na tentativa de vivenciar a arte. Com quase quinze anos dedicados às artes plásticas, a jovem artista realiza agora o desejo de produzir a sua primeira exposição autoral. “É uma satisfação montar uma exposição só com trabalhos meus. A gente se preocupa em saber se as pessoas vão gostar do que a gente está fazendo, mas o importante é essa interação que se estabelece entre mim, o público e a minha arte”, comenta.

Apesar deste ser o seu primeiro espaço para mostrar seus trabalhos de forma individual, Priscila já marcou presença em outros eventos artísticos realizados pela Funcaju. Este ano, por exemplo, ela participou do XXI Salão dos Novos, que premiou os melhores trabalhos em diversas modalidades das artes plásticas. Na ocasião, Priscila foi uma das três selecionadas para receber a menção honrosa da Prefeitura pela obra intitulada “Três cabeças e uma corda”, trabalho este que volta às galerias, mas dessa vez numa exposição só dela.

Para a coordenadora do Mirante, Dinha Barreto, o local já se consagrou como um espaço alternativo e experimental das artes sergipanas. “O nosso hall de entrada não é muito grande, mas estamos abertos para receber os grandes e pequenos artistas da terra. O público do Mirante é muito amplo por se tratar de um ponto turístico consolidado da capital. Trabalhos como esse são um atrativo a mais, fazendo com que o Mirante se torne um espaço de divulgação dos artistas locais”, afirma.

Funcionamento

Os trabalhos da artista plástica Priscila Carvalho ficarão expostos até o dia 25 de abril, no hall de entrada do Mirante da 13 de Julho. O horário de visitação é de segunda à sexta, das 9 às 19 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 15 horas.