Brinquedotecas levam lazer e aprendizado às escolas municipais

Agência Aracaju de Notícias
16/04/2012 09h18
Início > Noticias > 50309

A Prefeitura Municipal de Aracaju deu início em fevereiro à implantação de brinquedotecas nas 47 Escolas Municipais de Ensino Infantil, por meio do projeto Brincar e Aprender. As brinquedotecas disponibilizam 155 brinquedos às escolas, além de DVDs infantis, com o intuito de auxiliar as crianças no desenvolvimento e aprendizagem, por meio de brincadeiras lúdicas.

Segundo Sabrina Ferreira Souza, assistente social que integra o Núcleo de Assistência Social da Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes, para compreender as brinquedotecas é preciso voltar na década de 30, quando um dono de loja de brinquedos em Los Angeles percebeu uma rotina de furtos em seu estabelecimento. Crianças estavam roubando os brinquedos porque não os tinham disponíveis na escola. Assim surgiu a ideia de empréstimo de brinquedos, o primeiro passo que acabaria por culminar nas futuras brinquedotecas.

“A brinquedoteca tem um papel sensacional e importantíssimo nas escolas”, diz a assistente social Sabrina Souza. Ela, que fez um curso de especialização em Brinquedoteca, fala ainda sobre a necessidade de o ambiente ser colorido, para que a criança se sinta atraída, confortável e à vontade, afinal de contas será por meio desse espaço que existirá a socialização e as emoções transferidas.

“A brinquedoteca age como um agente que media as aprendizagens”, conta. Ainda segundo Sabrina, a aprendizagem deve ser transmitida por alguém que esteja preparado e a par dos procedimentos metodológicos, a fim de poder analisar o comportamento da criança. “O papel do brinquedista, como é chamado a pessoa especializada na área de Brinquedoteca, é importante porque há então um olhar diferente, uma análise da criança quanto ao processo de desenvolvimento educativo”, afirma.

Segundo Sabrina, nesses períodos onde existem tantos atrativos tecnológicos e as crianças são tão cobradas por desempenhos satisfatórios é de suma importância a valorização do brincar. “Muitas vezes as etapas são queimadas, a questão do brincar é vista como bobagem, a infância é deixada de lado, mas esse é um processo indispensável para a formação do indivíduo”, assegura.

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Júlio Prado Vasconcelos foi a primeira a ter a brinquedoteca inaugurada. Desde o dia 14 de fevereiro, um acervo de brinquedos está à disposição das crianças da escola localizada no bairro São Conrado. “Os brinquedos que vieram para a escola são de muita qualidade. A criança brinca e, embora possa não perceber, está também aprendendo”, revelou Edeilde Filgueira Farias, coordenadora-geral da Emei Júlio Prado Vasconcelos. Ela também ressaltou a pertinência da instalação da brinquedoteca no que concerne à parte pedagógica, tendo em vista a possibilidade de os professores, a partir do uso dos brinquedos, analisar os alunos, o que se passa com eles, e auxiliá-los no desenvolvimento.

De acordo com Edeilde Filgueira, outro fator importante da implantação das brinquedotecas é levar o brinquedo ao alcance das crianças que não têm a oportunidade de ter em casa, possibilitando um contato com o brincar. “É imprescindível incentivar o brincar”, afirma, ao alertar que brincar é coisa séria.

A Prefeitura Municipal de Aracaju pretende levar ainda mais lazer e educação a partir da implantação das brinquedotecas nas escolas do município, para que dessa maneira exista a manutenção de uma infância saudável e pautada no lúdico.