Parque da Sementeira proporciona saúde, diversão e bem-estar aos visitantes

Serviços Urbanos
13/04/2012 16h23
Início > Notícias > Parque da Sementeira proporciona saúde, diversão e bem-estar aos visitantes

Árvores, lagos, quiosques, brinquedos, campos de futebol, trilhas para caminhada e uma expressiva diversidade de espécies da fauna e flora. No coração da capital sergipana, em meio a movimentada avenida Beira Mar, existem 396.019 m² que abrigam não apenas os atrativos citados anteriormente, mas um espaço público e gratuito no qual tranquilidade, segurança e opções de lazer se completam a todo o momento. Das 5h às 20h, diariamente, o Parque Augusto Franco (conhecido como Parque da Sementeira) recebe de braços abertos cidadãos aracajuanos e diversos turistas.

O receptivo espaço de interação social comporta pessoas de todas as idades, desde as crianças interessadas em brinquedos aos idosos que buscam saúde e diversão nas atividades físicas. O parque possui uma gama de possibilidades capazes de entreter e satisfazer seus visitantes: quadra poliesportiva, bancos e refletores, espaço com aparelhos para exercícios físicos, parque infantil, pista para caminhada e quiosques para piqueniques são exemplos do que o espaço tem a oferecer aos usuários e frequentadores. Tudo isso atrelado a uma estrutura que contém bebedouros, chuveiros e sanitários adaptados para pessoas com dificuldade de locomoção.

"Realizamos algumas melhorias no ano passado, como um parque de diversão com áreas verdes, onde colocamos em torno de sete brinquedos. Fizemos o cercamento do lago, com estrutura que oferece uma proteção maior no local, e agora recentemente reformamos todos os quiosques para melhorar a pintura e a iluminação", afirmou o diretor Administrativo e Financeiro da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Fábio Silva. Sob os cuidados da Prefeitura de Aracaju, por meio da Emsurb, o parque recebe a limpeza e conservação diária do espaço com uma equipe de 12 funcionários.

A área verde que permeia toda a sua extensão é sem dúvida o principal atrativo e responsável por fazer do parque um dos principais cartões-postais da cidade. Seja para realizar uma caminhada, um jogo entre amigos ou um passeio de bicicleta e patins, os visitantes estarão acompanhados de mais de 100 espécies de árvores que beneficiam tanto o ecossistema da região quanto o bem-estar da população, além de proporcionarem o impacto visual que caracteriza o local.

"A arborização, tranquilidade e segurança, além da manutenção realizada e da localização, são os principais atrativos do parque. Também no ano passado, outros três jardins novos foram implantados, os gramados dos campos foram recuperados, assim como os alambrados. Houve ainda uma reforma geral nos três banheiros públicos que temos no parque, colocando revestimento interno e trocando portas, sanitários, fechaduras. Além de termos atendido a uma solicitação dos usuários para a melhoria da iluminação da quadra de vôlei", complementou Fábio Silva.

Frequência dos visitantes

Sejam casais de namorados, grupos de amigos reunidos ou pessoas isoladas, o parque recebe a visita de gente que vai ao local com as mais diversas intenções. Para a senhora Maria Almeida Cavalcante, residente em Aracaju e natural do Estado da Paraíba, a prática da caminhada voltou a ser algo indispensável. "Gosto muito daqui porque é agradável fazer minhas caminhadas durante a semana. Eu vinha com uma frequência maior, mas agora estou recomeçando a prática e voltando a vir mais", afirmou.

Segundo o gerente administrativo, Laelson Almeida, as escolas também procuram fazer atividades durante os finais de semana, levando os alunos a espaços do parque como o Horto Municipal e a estufa onde funcionava a Farmácia Viva, ou a conhecerem os cursos oferecidos pela Oficina de Papel. "Mas o público em geral também pode comparecer, basta protocolar uma solicitação que nós atenderemos para o acompanhamento. A Guarda Municipal atua no parque com 10 guardas circulando de bicicleta ao longo do dia: cinco pela manhã e cinco à tarde, fazendo o acompanhamento e segurança dos visitantes", destacou.

Natural de Itabuna, na Bahia, a visitante Edjane Dias acredita que a visita ao parque também pode vir a ser uma prática familiar. "Tenho vindo com mais frequência ultimamente pela manhã, porque aproveito o percurso após deixar minha filha na escola e faço a caminhada aqui. O meu marido também vem fazer de vez em quando, e às vezes trago o cachorro também, já que ele vive preso em casa. O espaço é agradável, não tem barulho e poluição, e de onde venho não tinha parque e essa diferença para mim é grande", explicou a frequentadora baiana.

Eventos e atividades promovidas

Para tornar o local ainda mais receptivo, a Prefeitura de Aracaju também realiza eventos esportivos e culturais. Criado no final de 2007, o projeto Domingo no Parque, por exemplo, busca a cada edição aproximar os aracajuanos da música de qualidade, facilitando o acesso da população à arte. Já o programa ‘Atividade Física no Parque' oferece aulas gratuitas ao ar livre, do alongamento à yoga, com professores preparados.

Monitorada por três profissionais, sendo dois professores de educação física e uma técnica para fazer aferição arterial, as atividades de yoga acontecem de segunda à sexta, das 6h às 7h30. À tarde, as aulas são realizadas as segundas, quartas e sextas, das 17h30 às 18h30. A participação é aberta ao público e basta chegar no horário marcado para iniciar a aula.

Enquanto isso, Domingo no Parque promove apresentações musicais, diversificando a programação do final de semana. A ideia é proporcionar lazer e cultura, aproximar as famílias, integrar amigos e ampliar a sensibilidade musical, contribuindo para uma mudança positiva nos hábitos e melhorando ainda mais a qualidade de vida na capital sergipana. E neste domingo, 15, a partir das 17h, o Domingo no Parque receberá o músico Arthur Moreira Lima, que estará em Aracaju consolidando o projeto ‘Um piano pela Estrada'. O evento é aberto ao público.