Aracaju tem resultados positivos na Vigitel 2011

Saúde
13/04/2012 16h45
Início > Notícias > Aracaju tem resultados positivos na Vigitel 2011

O Ministério da Saúde divulgou os resultados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel- 2011). O estudo voltado para o monitoramento de medidas preventivas às Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) como obesidade, tabagismo, câncer e alcoolismo permite avaliar a eficiência das políticas de prevenção e promoção em saúde adotadas em 27 capitais brasileiras. Nesta edição, Aracaju permanece listada entre as cidades com melhores indicadores do país.

Aracaju ocupa a 3º posição nacional em relação ao menor percentual de adultos fumantes e a 3º cidade listada com menor percentual de adultos com excesso de peso.

“Esses resultados são positivos e, sem dúvida, refletem as iniciativas promovidas pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que atua constantemente para levar o melhor do SUS para a população. Sabemos que ainda há muito o que fazer, por isso seguimos com as metas de criar, ampliar e melhorar os serviços”, revela  a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.

Combate ao Tabagismo

Stella Maris Dornelas Moreira destaca ainda que, além da Lei Municipal 3.756/2009, que objetiva a proibição do fumo em ambientes coletivos fechados, outra conquista importante para a capital foi a abertura do Centro de Tratamento para Fumantes no Cemar do bairro Augusto Franco.

“Esse serviço é de grande relevância social, garantido toda estrutura para tratamento gratuito com a recuperação satisfatória do usuário”, afirma a secretária, ao explicar que entre os fatores decisivos para as conquistas contra o tabagismo estão as atividades desenvolvidas pela Coordenação de Promoção em Saúde da SMS e Vigilância Sanitária Municipal, que promovem atividades educativas de prevenção e promoção em saúde, assim como fiscalizações sanitárias para garantir ambientes livres da fumaça de cigarro.

Redução de Peso

Nesse eixo, o Programa Academia da Cidade contribui ativamente para o combate e prevenção ao excesso de peso, hipertensão e sedentarismo entre a população adulta. Com cerca de oito mil pessoas cadastradas, o Programa oferta gratuitamente atividades como caminhada e corrida monitorada, aulas de ginástica, dança, yoga em 17 Pólos de Atividades Físicas espalhados por diversos bairros da cidade, em espaços públicos como praças e calçadões e quadras de esportes tanto da zona Sul como na zona Norte da capital.

O Programa tem grande adesão popular e a cada dia recebe mais interessados em controlar o excesso de peso. “Além de ofertarmos atividades físicas monitoradas por profissionais especializados, firmamos parceria com o Núcleo de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe para estimular também a alimentação saudável e equilibrada, rica em frutas e verduras”, pontua  a referência técnica de Atividades Físicas do Programa, Magno Carvalho.