Projeto Cine Jovem estimula produção audiovisual

Funcaju
16/04/2012 11h00
Início > Noticias > 50322

Na noite da última sexta-feira, 13, aconteceu na Praça da Juventude, localizada no Conjunto Augusto Franco, a segunda bateria de exibições de curtas-metragens do projeto Cine Jovem. Idealizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), a realização tem como objetivo aproximar o Audiovisual do jovem com a exibição de filmes nacionais em locais públicos, facilitando o acesso da população de diversos bairros da capital sergipana.

O projeto, que iniciou a cerca de um mês, vem acontecendo sempre de forma quinzenal. Além da exibição de curtas-metragens ele também promove debates com autores de cada obra cinematográfica para que crianças e jovens possam compreender da melhor maneira a ideia que o vídeo quer passar.

O critério básico para que a obra seja exibida no projeto Cine Jovem é que tenha características de um filme curta-metragem, seja fictício ou documentário. “Procuramos equilibrar as exibições entre documentários e ficção. Hoje, exibimos uma animação de Marcelo Roque que fala sobre o folclore sergipano e um curta baseado num conto de Caio Fernando Abreu, o Avenca, e também os documentários feitos por alunos do Instituto Recriando”, disse a coordenadora do Cine Jovem, Moema Pascoini.

Parceria

O Cine Jovem firmou uma parceria com o Instituto Recriando, criador do programa Mídia Jovem, que tem a finalidade de ensinar as técnicas de roteiro, produção e edição em audiovisual para alunos da instituição. Assim os autores podem exibir suas obras cinematográficas durante toda a programação do calendário do projeto.

“É fantástico, algo quase inexplicável, está mostrando o meu curta-metragem em um projeto como este. Emociono-me ao ver que todo o meu trabalho está sendo recompensado aqui, hoje”. Afirma o aluno do Instituto Recriando, produtor do documentário O Filho das Filhas, Jonathan Silva, que trabalhou com a temática da gravidez na adolescência em seu vídeo.

O também aluno do Recriando e roteirista do curta Dias de Luta, Danilo de França, conta como foi todo processo de produção do vídeo. “Primeiro escolhemos uma temática atual para a sociedade, depois fizemos pesquisas sobre assunto. Em seguida, preparamos o roteiro, gravamos e finalizamos o vídeo com o processo de edição”.

Cine Jovem

O projeto Cine Jovem visa proporcionar um conhecimento mais amplo sobre as artes cinematográficas e temas atuais. A próxima noite de exibições acontece no Mirante da 13 de Julho, no dia 28 de abril.