PSE leva atendimento a escolas do município

Educação
16/04/2012 11h50
Início > Notícias > PSE leva atendimento a escolas do município

Com o objetivo de integrar a comunidade, promovendo a qualidade de vida, foi realizada no último sábado, 14, nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Tancredo Neves e Jornalista Orlando Dantas, uma série de atividades com ações de promoção de saúde e prevenção. A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pelas secretarias municipais da Educação (Semed) e de Saúde (SMS).

Na escola municipal Tancredo Neves, localizada no bairro Ponto Novo, foram oferecidos gratuitamente à população, em parceria com a Universidade Tiradentes, diversos serviços. Quem foi ao local pôde se informar sobre vários temas, como prevenção do câncer de colo do útero e de mama, planejamento familiar, sensibilização sobre doação de sangue, dosagem de glicose, fisioterapia, além de esclarecimentos e orientações para identificação de estresse e palestras com psicólogos sobre a importância e os tipos de escolha profissional na adolescência.  

Ainda como parte da programação, escovas e creme dental foram distribuídos a todos os alunos, que aprenderam a forma correta de fazer a escovação dos dentes. Atividades recreativas como oficina de construção de brinquedos alternativos e festival de queimado e pelada encerraram a programação.

Segundo a coordenadora da Emef. Tancredo Neves, Maria Ozana, aproximar a comunidade ao ambiente escolar é o principal objetivo do projeto. “Nos preocupamos com as situações que surgem relacionadas à saúde dos nosso alunos e seus pais, como drogas, bebidas, DST, problemas psicológicos, visão e saúde bucal. Trabalhar com a prevenção é sempre o melhor caminho para erradicar ou minimizar os efeitos de doenças”, ressaltou o coordenador.

Já na Escola Jornalista Orlando Dantas, no bairro Olaria, a temática discutida foi a sexualidade na adolescência. Estudantes do 6º ao 9º ano participaram de oficinas sobre o tema. Panfletos informativos foram distribuídos entre os estudantes, destacando a importância do uso de preservativos e das doenças sexualmente transmissíveis. Profissionais de saúde e estudantes de enfermagem ministraram palestras ressaltando os riscos do sexo sem prevenção.

De acordo com a coordenadora pedagógica do PSE/Semed, Cláudia Mendonça  sexualidade é uma temática que precisa ser, cada vez mais, trabalhada em sala de aula. “Cabe a toda sociedade, informar, orientar esse jovens sobre um tema tão presente na atualidade.  É por meio  de iniciativas como essa, que os jovens, sem dúvida, esclarecem seus questionamentos e  se conscientizam o quão fundamental é se prevenir, evitando tanto uma gravidez indesejada ou a  contaminação por alguma  doença”, ressalta a coordenadora.