No último sábado, 14, representantes da Secretaria de Saúde de Aracaju receberam, em evento realizado no Rio de Janeiro, o prêmio Brasil Sorridente. A capital sergipana, de acordo com o Ministério da Saúde, tem o segundo melhor programa de Saúde Bucal do país, entre as cidades com mais de 300 mil habitantes.
Este é o quarto ano consecutivo que Aracaju se classifica em posição de destaque no Prêmio Brasil Sorridente. O Prêmio, que foi criado pelo Conselho Federal de Odontologia (COF) em parceria com o Ministério da Saúde e a fabricante de equipamentos odontológicos Dabi Atlante, é concedido aos municípios brasileiros que se destacam na implantação de Políticas Públicas de Saúde Bucal.
“O resultado reflete os investimentos que a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado na área da Saúde Bucal, tanto em equipamentos como também em pessoal. Essa colocação se deve ao trabalho contínuo das equipes de Saúde Bucal, e quem de fato leva esse prêmio é a população, com a garantia de um serviço de qualidade”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Márcia Oliveira.
Brasil Sorridente
A avaliação dos municípios foi realizada pela Comissão para Análise dos Municípios Candidatos ao Prêmio Brasil Sorridente do Conselho Federal de Odontologia. Durante a solenidade também foi comemorado o 48º aniversário de criação dos Conselhos de Odontologia no Brasil.
“Receber esse prêmio foi um momento único e de muita alegria para a gestão. A satisfação foi tamanha que fica difícil traduzir em palavras”, afirma a coordenadora do Programa de Saúde Bucal, Iucema Santana. “Em ações na Saúde Bucal, Aracaju tem várias frentes de trabalho. Todas as Unidades de Saúde da Família, por exemplo, têm profissionais de Saúde Bucal”, ressalta.
A capital sergipana possui também a única urgência odontológica do estado, que fica na Unidade de Atendimento Nestor Piva, localizada na avenida Maranhão e funciona de segunda a sexta-feira das 19h às 7h e durante 24horas aos sábados, domingos e feriados. Na Unidade Nestor Piva são ofertados tanto os serviços de urgência como também os emergenciais.