Programa Um Computador por Aluno capacita tutores

Educação
17/04/2012 15h06
Início > Noticias > 50344

Na manhã desta terça-feira, 17, teve início o período de aulas presencias das turmas do curso de capacitação de introdução digital, destinado a professores que atuam nas unidades escolares inseridas no Programa Um Computador por Aluno (Prouca), do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Cerca de 500 professores irão participar das oficinas de aperfeiçoamento que visam orientar os docentes quanto à utilização da informática em sala de aula. O curso, que segue até o dia 30 de junho deste ano, é composto por oito módulos e tem uma carga horária de 40 horas com metodologia semipresencial, sendo 32 horas presenciais e oito horas de educação à distância.

Os encontros acontecem no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos, nos três turnos de segunda à sexta-feira e aos sábados pela manhã.

As aulas estão sendo ministradas por tutores que participaram do curso de formadores, realizado na semana passada, quando cerca de 20 profissionais passaram por um processo de treinamento e aperfeiçoamento sobre o uso pedagógico do laptop em sala de aula.

De acordo com Adriana Santos Jesus, formadora do curso de introdução Digital, o momento é de compartilhar o saber. “Após o período de formação, a nossa missão agora é orientar os  nossos colegas professores como utilizar os computadores e como trabalhar pedagogicamente com as inovações tecnológicas”, observa.  

Opinião compartilhada com Adaílton Barbosa, também formador do curso. “O nosso objetivo é orientar os docentes, ressaltando a importância das novas tecnologias como ferramenta pedagógica. Primeiramente nós nivelamos os professores, em seguida percebemos a intereção dos docentes com o computador. A partir daí traçamos metodologias que contemplem todos os perfis de educadores”, explica.

Prouca

Implementado no município em 2011, o Prouca visa inovar o sistema de ensino educacional e aprimorar sua qualidade através da distribuição de computadores portáteis para alunos e professores da educação básica da rede pública de ensino. Os computadores funcionam com o sistema Linux e têm ferramentas de Internet, editor de texto, software de apresentação, entre outros programas.