Prefeito decreta luto pela morte de Luiz Antônio Barreto

Agência Aracaju de Notícias
17/04/2012 13h35
Início > Notícias > Prefeito decreta luto pela morte de Luiz Antônio Barreto

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, decretou luto oficial de três dias pela morte do historiador e jornalista Luiz Antônio Barreto, que morreu por volta das 10h20 desta terça, 17, em decorrência de infecção generalizada. O historiador estava internado no Hospital Primavera desde o último dia 4, quando sofreu complicações de uma infecção urinária.

Conhecido pela sua significativa contribuição à história sergipana, Luiz Antônio Barreto foi um respeitado intelectual, que se destacou como estudioso das personalidades e dos problemas socioculturais, e ainda por atuar como gestor público, sendo secretário de Estado da Educação e Cultura, e secretário de Educação do município de Aracaju. Ao decretar luto, Edvaldo Nogueira lembrou a trajetória do historiador e jornalista, que também era seu amigo.

“Luiz Antônio iniciou-se como jornalista e na militância contra a ditadura, na década de 1960. No decorrer da vida, enveredou pela pesquisa em várias áreas, como memorialista e observador dos usos e costumes do sergipano, tornando-se um reconhecido historiador e especialista na obra de Tobias Barreto, principalmente, e de Silvio Romero também, além de outros intelectuais sergipanos. Ele deixa uma contribuição enorme à nossa cultura. Sinto muito orgulho por ter sido amigo de Luiz Antônio Barreto”, afirmou Edvaldo.

Edvaldo falou ainda de traços importantes da personalidade do jornalista e historiador, que também deixou sua marca na história pelo entusiasmo com que produzia textos que publicava toda semana nos jornais e nos livros que deixou editados. “Ele era dono de uma visão ampla, tinha uma cultura vasta e, mesmo assim, nunca esqueceu suas raízes, o amor pela cultura sergipana, que foi o berço da sua formação. Isso mostra o tamanho da sua generosidade”, ressaltou o prefeito.

E essa generosidade pode ser vista e sentida. Ela está estampada na solidificação do Instituto Tobias Barreto, que abriga um dos maiores acervos de livros e documentos históricos de Sergipe, que o historiador manteve com recursos próprios. Ele ainda fez parte do Centro de Estudos Joaquim Nabuco, um dos maiores centros de pesquisa do Nordeste, e sempre buscou partilhar com estudantes e profissionais o conhecimento conquistado ao longo do tempo.

“Conversar com Luiz Antônio Barreto era um grande prazer. Ele tinha o maior entusiasmo para ajudar quem se interessava pelas pesquisas e se esforçou para formar novas gerações de jornalistas e pesquisadores. Com certeza ele inspirou muitos estudiosos que estão iniciando a vida acadêmica agora”, disse Edvaldo.

Homenagem

O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou que até o final do mês deverá assinar a ordem de serviço para a construção de uma nova escola no bairro 17 de Março, que vai levar o nome do historiador. “Associar o nome de Luiz Antônio Barreto a uma escola é sem dúvida uma homenagem merecida a um homem que marcou a educação, a pesquisa e a história de Sergipe”, comentou.