GAAS recebe exposição Juntos e Separados

Funcaju
18/04/2012 08h48
Início > Noticias > 50374

A xilogravura, uma das mais fortes expressões da arte e cultura nordestina, foi mais do que exaltada na noite desta terça-feira, 17, quando a Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS), uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju) abriu a exposição “Juntos e Separados”.

Reunindo três grandes nomes das artes plásticas em Sergipe, Almério Cavalcanti, Ana Denise e Edjane, a exposição traz a técnica da xilogravura empregada das mais diferentes formas, seja retratando santos e orixás, seja remetendo a posições do Kama Sutra ou mesmo a figuras abstratas.  

Aberta à visitação pública até o dia 5 de maio, a “Juntos e Separados” também expõe, além dos desenhos emoldurados, as matrizes, como sempre em madeira, de vários deles e propõe à sociedade apreciar, valorizar e refletir sobre cada obra realizada nessa técnica milenar abraçada e transformada pelo povo nordestino. 

“As artes sergipanas e aracajuanas precisam de visibilidade e é isso que nos propomos a fazer, ainda mais quando essa arte é tão regional e popular como a xilogravura. Muitos estão acostumados com o óleo sobre tela, mas essa exposição mostra que a técnica xilográfica é tão artística quanto a de pintura ou a de escultura. Tanto o Almério, como a Denise e a Edjane estão de parabéns pelas obras”, comenta o diretor da GAAS, Luís Adelmo.

Artistas

Conhecendo-se há alguns anos, os artistas plásticos Ana Denise e Almério decidiram trabalhar juntos com determinadas técnicas e realizar exposições coletivas, mas dando a liberdade de manter, cada um, seu estilo e suas preferências. Desse modo, e convidando terceiros, nesta edição a artista Edjane, a exposição Juntos e Separados trouxe à tona mais uma vez esses grandes nomes das artes sergipanas.

Além de artista plástico, Almério Cavalcanti é médico veterinário, escritor e fotógrafo, profissões das quais, segundo ele próprio, ultiliza-se para experimentar e criar nas telas e na madeira. “Eu amo diversas linguagens artísticas, mas a xilogravura realmente me encanta. Nela eu consigo viajar de uma forma inexplicável e produzo obras que alguns classificam como futuristas, outros, abstrato. Inclusive chegando ao ponto de um amigo meu chamá-las de “almeríneas”, de tão particulares que minhas obras são”, diz o artista.

Seguindo a linha de detalhes contidos, Ana Denise expõe seu estilo peculiar ‘do Sagrado ao Profano’ por meio das xilogravuras. São diversos santos católicos, os mais conhecidos orixás e inúmeras posições do Kama Sutra talhadas em madeira e depois pintadas no papel.

“O meu objetivo é mesmo impactar, sair das tradicionais xilogravuras que encontramos, mas sem perder o tradicional, sem perder os fortes aspectos culturais e religiosos tão marcantes no povo nordestino”, diz Denise, que ainda revela “Das galerias de exposição que Aracaju tem, sem dúvida a ‘Álvaro Santos’ é uma excelente escolha. Foi aqui que eu comecei a expor, ela não cobra nada ao artista, além de ser central, ou seja, de fácil acesso a todos os aracajuanos”, finaliza. 

Convidada pela própria Ana Denise para a exposição, a baiana naturalizada sergipana Edjane mostra o estilo abstrato informal em suas xilogravuras, dando vazão principalmente aos movimentos circulares. “Foi uma honra ser convidada pela Denise para participar junto a ela e ao Almério dessa exposição. Há algum tempo que eu não esculpia para xilogravura, mas todo o processo de criação foi muito bom, me trouxe boas sensações, além de boas memórias”, relata a artista que tem trabalhos expostos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York e Londres.

Galeria de Artes Álvaro Santos 

A Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS) funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, na Praça Olímpio Campos, no Centro de Aracaju. Mais informações sobre a Galeria e sobre a exposição Juntos e Separados podem ser obtidas por meio do telefone: (79) 3179-1308.