A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira foi recebida por servidores de dois importantes setores da saúde da Prefeitura Municipal de Aracaju, o Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar) e a Perícia Médica, localizados no bairro Siqueira Campos.
Stella Maris visitou cada uma das salas e serviços do Nucaar. Ela foi acompanhada pelos servidores médicos Marco Aurélio Prado e Gleyde Selma Santana e pela enfermeira sanitarista Eurides Rosa. "A visita da secretária foi primordial para manter contatos mais estreitos entre o Nucaar e o gabinete da SMS", afirma Gleide Selma.
É na sede do Nucaar que as demandas de usuários do SUS oriundas das unidades de saúde de Aracaju e de municípios sergipanos são agendadas e ofertadas. São serviços de saúde nas modalidades hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico. O Núcleo também é responsável pelo controle e avaliação das informações de produção desses procedimentos com os prestadores. "O Nucaar tem uma importância fundamental para o aperfeiçoamento, estruturação e qualificação do SUS local. Durante a visita, ouvimos as demandas dos profissionais e estaremos buscando alternativas para viabilizá-las", diz a secretária.
Gestão feminina
A médica reguladora, Naira Horta Melo, considerou a visita como uma importante iniciativa da nova secretária. “Vinda da coordenação do setor financeiro da SMS, a atual secretária conhece bem o funcionamento do Nucaar. Essa visita permitiu que ela conhecesse as equipes que compõem este Núcleo e esse contato mais próximo vai ajudá-la a visualizar os avanços e os desafios a partir das informações dos próprios profissionais. Além disso, enquanto mulher ela traz naturalmente a essência de uma administração feminina", afirma a médica.
"Foi genial a escolha de uma mulher para comandar a saúde. A mulher, de um modo geral, tem uma capacidade maior de compreender e apresentar soluções para problemas estruturais", diz uma das funcionárias da Revisão de Contas do Nucaar, Delza Santos.
No mesmo setor, Gilson dos Santos, também fez referência à presença do gênero feminino no comando da SMS. "Estou feliz com a escolha do nome da secretária, primeiro, porque para dirigir a SMS foi indicada uma técnica do nosso meio e, segundo, porque uma mulher tem espírito de organização e de zelo", diz Gilson dos Santos.
Perícia médica
No encontro com os servidores da Perícia Médica, a visita foi recebida com surpresa e como reconhecimento do trabalho. A médica veterana do Sistema Único de Saúde (SUS) e coordenadora da Perícia, Fátima Ricaldi, diz que ficou feliz com a indicação do nome de Stella Maris para comandar a SMS. "Na Perícia Médica, esta foi a
primeira vez que recebemos a visita de um gestor municipal para conhecer os trabalhadores e verificar a estrutura física deste setor", diz a coordenadora.
O perito Dernival Souza Filho também sustenta que esta foi a primeira vez que a Perícia vê um secretário se deslocar até o setor para olhar pessoalmente a estrutura do prédio e ouvir os trabalhadores.