Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, que é celebrado nesta quarta, 18, data de nascimento de um dos principais escritores de Literatura do Brasil, Monteiro Lobato, escolas municipais de Aracaju participaram de um cronograma de atividades em homenagem a data.
A programação aconteceu na Biblioteca Epifânio Dórea e contou com a participação de dezenas de alunos de rede municipal de ensino.
Em um clima de bastante descontração, os estudantes acompanharam as atividades. A programação iniciou com contação de histórias. As narrativas do escritor Monteiro Lobato prendaram a atenção das crianças que participaram e interagiram com as apresentações. Houve ainda, rodas de leitura, discussões sobre a Literatura Sergipana e exposição. Além disso, para incentivar a leitura, livros foram distribuídos a cada visitante. Histórias infantis, como Pinóquio, Mágicos de OZ e os Três porquinhos puderam ser levadas para casa, estimulando o ato de ler.
De acordo com a diretora da Biblioteca Epifanio Dórea, Sônia Carvalho, a data é o momento de incentivar e desenvolver nas crianças o hábito da leitura. O objetivo da programação é despertar nas estudantes o gosto pela leitura. Por meio do encantamento das histórias, as crianças penetram no mundo das palavras, no universo mágico da leitura, explica.
Quem acompanhou a programação aprovou a iniciativa. É o caso dos estudantes Tifany e Leandro, ambos da Escola Municipal Joaquim Cardoso. “Foi um dia diferente e muito bom. A história contada foi muito interessante, nós ficamos com vontade de ler outras historinhas”, disseram.
Para a professora Cristina da Conceição, proporcionar aos alunos atividades diferenciadas serve como um estímulo para os estudantes inovar o aprendizado. “Em contato com esse tipo de atividade, as crianças ficam motivadas a recriarem o saber, a manifestar o seu ponto de vista. E o hábito da leitura é, sem dúvida, uma atividade que proporciona isso”, destaca.