Ao som de música popular, chorinho e cantigas de roda usuários da Unidade de Saúde Desembargador Fernando Franco, na zona Sul de Aracaju, receberam uma surpresa agradável na manhã desta quarta-feira, 18. Uma equipe de cinco integrantes do Projeto Sons no SUS, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin), levou alegria aos pacientes, cuidadores e profissionais da Unidade.
Na ala de observação infantil, todos ficaram encantados com as cantigas de roda. O som dos instrumentos como violão, clarinete, pandeiro e chocalho instigou a curiosidade das crianças e dos pais, convidando para um momento de descontração e lazer. “Foi um ato muito bonito e tornou o ambiente ainda mais acolhedor e agradável”, revelou a acompanhante Rita de Kássia. Ela conta que o neto recebeu um ótimo atendimento na Unidade e a apresentação musical envolveu crianças de maneira lúdica e saudável.
A música possui potencial terapêutico, permitindo estimular um melhor estado emocional como mais auto-estima entre pacientes em tratamento. “Queremos, com esse projeto inovador, amenizar um pouco da dor do usuário e tornar o ambiente de trabalho do servidor ainda mais acolhedor e agradável", destaca a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.
Sons no SUS
O grupo de integrantes do Nuprin ainda percorreu todas outras áreas da Unidade como a recepção, a ala de observação de adultos e outros, interagindo com usuários e tocando músicas populares. Agora, o projeto Sons no SUS segue com a meta de visitar todas as Unidades de Saúde de Aracaju, reforçando as ações de humanização para melhoria na qualidade dos serviços ofertados à comunidade.
“A ideia é presentear com música todas as unidades de atendimento que compõem o SUS Aracaju. É muito gratificante poder ver a satisfação e a emoção dos usuários, trabalhadores e dos integrantes do grupo cantando junto conosco. Hoje foi uma das mais emocionantes apresentações que tivemos", finaliza o coordenador do Nuprin, Murilo Brito.