PMA entra na 2ª fase de implementação da Enpacs

Saúde
18/04/2012 16h44
Início > Notícias > PMA entra na 2ª fase de implementação da Enpacs

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entra este mês na segunda fase de implementação da Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Saudável Complementar (Enpacs). Para planejar as ações, será realizado nesta quinta-feira, 19, às 14h30, um encontro de tutores da Enpacs/SMS, no auditório do Centro de Especialidades Médicas (Cemar/Siqueira Campos). O Cemar fica localizado na rua Bahia, do bairro Siqueira Campos.

"Estaremos mantendo o grupo de tutores informado e articulado, revendo nossas metas do Plano de Ação para 2012. Também estaremos organizando as novas oficinas de multiplicação das estratégias, para os profissionais da Rede de Atenção Primária", explica Jailda Santos, referência técnica do Núcleo de Nutrição e Alimentação da SMS.

O projeto do Ministério da Saúde (MS) tem a missão de reduzir a morbimortalidade infantil, capacitando inicialmente, profissionais da Rede de Atenção Primária para orientar as famílias com crianças na faixa etária de zero a dez anos de idade, quanto à importância da promoção da alimentação saudável.

"Para a Enpacs, o Ministério da Saúde prevê métodos e prazos a serem criteriosamente assumidos pelos municípios brasileiros, no processo de adesão a referida Estratégia. Aqui em Aracaju, na nossa gestão vamos atender às orientações do MS e consolidar a Enpacs para ajudar as famílias aracajuanas na promoção à alimentação saudável", garante a secretária da SMS, Stella Maris Moreira.

Oficinas da Enpacs

Até então, Aracaju conta com o grupo 34 tutores e profissionais de 16 Unidades de Saúde da Família que iniciou o processo de implementação do Enpacs. Segundo a tutora da Enpacs/SMS, Jailda Silva Santos, para o mês de maio, a agenda de implementação do projeto prevê a capacitação de profissionais de quatro Unidades de Saúde da Família (USFs). A capacitação será reproduzida por meio de Oficinas de Planejamento da Enpacs, nas unidades USF João Bezerra, dia 23; USF Manoel de Souza Pereira, dia 24 e dia 31 de maio nas unidades USF Renato Mazze Lucas e USF Eunice Barbosa.

De acordo com o coordenador da Rede de Atenção Primária da PMA, Geison Valença, até o mês o julho de 2011, Aracaju estará realizando quatro oficinas da Enpacs por mês, que contemplará ao todo 12 unidades. "Aracaju tem 43 Unidades de Saúde da Família. Já capacitamos 16 unidades e até o mês de julho a nossa meta é atingir outras 12 unidades de saúde, ou seja, estaremos implementando esse projeto em 60% da Rede de Atenção Primária de Aracaju", divulga Geison Valença.

Segundo ele, o critério de escolha das unidades foi a garantia de participação de unidades representativas dos quatro pólos de Saúde de Aracaju.