Conferência da Pessoa com Deficiência é aberta

Família e Assistência Social
18/04/2012 17h00
Início > Noticias > 50384

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência abriu na tarde desta quarta-feira, 18, no auditório do Hotel Riverside, na Coroa do Meio, a III Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, contando com um público de mais de 100 pessoas entre delegados, observadores e convidados. A conferência tem como objetivo discutir e apresentar propostas para a construção das políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência.

O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, que na solenidade representou o prefeito Edvaldo Nogueira destacou em seu pronunciamento a importância da conferência. "A realização desta conferência resultará em propostas que irão possibilitar avanços na garantia dos direitos da pessoa com deficiência e na implementação de políticas públicas pelo município de Aracaju em todas as áreas, da cultura ao esporte, da educação à saúde e ao lazer", enfatizou Bosco Rolemberg.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Gorette Medeiros, destacou que a deficiência integra a diversidade humana, mas que é preciso romper os preconceitos e as barreiras sociais que ainda são impostas a esse público. "Relatório mundial da Organização dos Estados Americanos (OEA) revela que 15% da população mundial tem algum tipo de deficiência. O que fazer para reverter esse quadro?", questionou ela, salientando que o Brasil é signatário da Convenção da ONU, de 2008, que trata dos direitos da pessoa com deficiência, tema central da conferência.

A palestra magna, "Um olhar através da convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência: novas perspectivas e desafios" foi ministrada pelo escritor cadeirante Fausto Joaquim.  Ele evidenciou que a III Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência não é nada mais nada menos do que uma declaração dos direitos humanos da pessoa com deficiência. "É um reconhecimento feito pela ONU de que essas pessoas também têm direitos humanos. Quando a ONU faz esse reconhecimento este organismo está declarando, até certo ponto, que a pessoa com deficiência é um cidadão do mundo", disse o palestrante.

A solenidade de abertura aconteceu às 15 horas desta quarta-feira, com a presença da presidente do conselho, Gorette Medeiros; do secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg; do secretário de Estado de Direitos Humanos, Luiz Eduardo Oliva, que no ato representou o governador Marcelo Déda; da presidente do Conselho Estadual da Pessoa com deficiência, Jane Mare; da representante da OAB, Marta Soraya; da representante da Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe, Urcelina Pontes, além de diversas outras autoridades e do público, formado principalmente por representantes de entidades que atuam na causa da pessoa com deficiência.