Biblioteca celebra Dia Nacional do Livro Infantil

Funcaju
18/04/2012 09h34
Início > Noticias > 50388

"Um país se faz com homens e livros". Era assim que pensava o ilustre literato brasileiro Monteiro lobato, um apaixonado pelas letras que via nos livros o futuro do país. Contista, ensaísta e tradutor, Lobato é considerado o pioneiro da literatura paradidática no Brasil. Tão forte foi a sua influência junto às crianças que ficou estabelecido o dia 18 de abril, data do seu aniversário, como o Dia Nacional do Livro Infantil.

Foi para comemorar essa data tão importante que a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), realizou na tarde desta quarta-feira, 18, a Hora do Conto Especial. Com dezenas de histórias infantis, dentre elas, as do homenageado do dia, os contadores receberam as crianças do Externato São Francisco de Assis na área externa da biblioteca, onde passaram uma tarde de diversão e imaginação, viajando pelo mundo dos personagens ali representados.

Segundo a diretora da biblioteca, Maria José Lima, essa foi uma atividade que teve o objetivo não só de divulgar as histórias do escritor, mas também de desenvolver nas crianças o gosto pela leitura. “É importante se comemorar esse dia para estimular à leitura nas crianças. Nesse sentido, a missão da Biblioteca Ivone de Menezes é democratizar o acesso ao livro e conscientizar os pequenos sobre a sua importância por meio da fantasia e do lúdico”, explica.

Assim que chegaram, as crianças foram logo apresentadas às obras de Monteiro Lobato, sempre repletas de figuras brasileiras, com personagens da roça e autênticos representantes do Folclore nacional. Logo depois foi a vez dos contadores iniciarem os trabalhos. Além de contar as histórias, eles atuaram em pequenas peças teatrais, com direito a figurino e música, o que prendeu ainda mais a atenção dos pequenos.

Os contadores também aproveitaram a oportunidade para passar valores como o respeito, obediência e a importância do estudo.  Para a diretora do Externato, Irmã Maria da Conceição de Lima, a Hora do Conto ajuda a desenvolver o conhecimento das crianças num trabalho que vai além das salas da aula. “Elas aprendem muito aqui. Esse trabalho da Ivone de Menezes é muito importante porque cria um novo espaço de educação que ultrapassa as paredes da sala de aula, e isso facilita a aprendizagem delas”, afirma.

Mas não foram só os adultos que tiveram a chance de contar suas histórias. Além de interagirem do início ao fim, as crianças também assumiram os microfones e apresentaram, cada uma a seu modo, outras histórias da Literatura Infantil como ‘Os três porquinhos’ e ‘Branca de Neve’, arrancando aplausos dos colegas na plateia.

Ainda no final da tarde, foram distribuídas revistas em quadrinhos para cada um dos novos pequenos leitores, todas fornecidas pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) por intermédio da Coordenação de Educação da instituição. Após as histórias, o lanche oferecido pela biblioteca encerrou as atividades no local.

Biblioteca Ivone de Menezes

A Biblioteca Ivone de Menezes fica na praça Major Edeltrudes Teles, S/N, no final de linha do conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia. Funciona de segunda à sexta, das 8h às 20h, e sábado, domingos e feriados, das 9h às 13h.