A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, foi apresentada na quarta, 18, aos membros do Colegiado Interfederativo Estadual (CIE/SE), que reúne secretários de saúde das sete regiões de Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Sergipe. O CIE é um dos órgãos deliberativos, intergestores e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS).
A presença da nova secretária da capital sergipana foi anunciada pelo presidente do CIE/SE e secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Guimarães. A reunião ordinária do órgão aconteceu na sede da Fundação Estadual de Saúde (Funesa).
Antônio Carlos parabenizou Stella Maris pelo novo cargo e deu as boas-vindas ao CIE/SEl. "Seja bem-vinda Stella Maris. A presença da representação de Aracaju nesse colegiado é imprescindível para ajudarmos a agregar os municípios sergipanos na configuração regional para a organização do SUS", disse.
Stella Maris fez uma breve fala de apresentação e assumiu o compromisso em participar das atividades regulares do CIE. "O município de Aracaju manterá presença regular no CIE para contribuir com a unidade dos municípios. A consolidação das políticas públicas de Saúde em nossa região dependerá também do esforço individual de cada um dos membros do CIE. Aracaju não fugirá desta responsabilidade", afirmou.
As sedes regionais de Saúde que compõem o CIE/Sergipe são os municípios de Aracaju, Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro e Propriá. Já a região de Saúde de Aracaju é formada por oito municípios. Além da capital, fazem parte os municípios de Barra dos Coqueiros; Divina Pastora; Itaporanga D'Ajuda; Laranjeiras; Riachuelo; Santa Rosa de Lima e São Cristóvão.
Atenção básica
Da pauta do CIE, os secretários de Saúde conheceram detalhes da avaliação do Programa Nacional de Melhorias do Acesso e Qualidade da Atenção Básica. Aracaju e outros 63 municípios sergipanos aderiram ao programa, que está na fase de auto-avaliação de desempenho. "A Rede de Atenção Primária de Aracaju alcançou estruturas física e organizacional sólidas, mas temos muitos desafios. Nesta gestão, vamos continuar investindo nessa área para ampliar e qualificar a atenção primária do SUS", afirma Stella Maris.