Com a proximidade do período de chuva, os órgãos responsáveis pela prevenção e assistência da sociedade em casos de desastres naturais ou provocados pelo homem se reuniram para discutir os assuntos relacionados ao período de maior intensidade pluviométrica em Aracaju. A reunião aconteceu nessa quinta-feira, 19, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos e contou com a presença da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Guarda Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil Estadual e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.
No encontro foram debatidos temas como a previsão climática para o período de chuva, as medidas preventivas e preparatórias a ser implementadas pelos órgãos, assim como a preparação do Simulado de Deslizamento de Encosta. O simulado acontecerá no dia 5 de maio, no bairro Industrial, e é uma iniciativa do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional da Defesa Civil.
Será a primeira simulação de desastre do Estado de Sergipe. Aracaju faz parte de um plano de contingência que envolve outros oito municípios do Estado. Na operação haverá a simulação de duas casas da parte superior da encosta sobre a parte inferior, além de simulação de algumas vítimas para testar a atuação do Corpo de Bombeiros, do Samu, dos órgãos responsáveis pelo atendimento e resgates às vítimas da capital sergipana.
De acordo com o major Gilvan Mateus, secretário executivo da Defesa Civil Estadual, outros órgãos de apoio também participarão: a Emsurb, responsável pela desobstrução de vias, retiradas de entulhos, ajuda com máquinas; a SMTT, no controle de trânsito e a Guarda Municipal. “Reuniões como essa são muito importantes, afinal de contas Defesa Civil se faz com essa união de esforços”, afirma o major, que ressaltou a importância da simulação para a preparação dos órgãos envolvidos.
Prevenção
Overland Amaral, especialista do Centro de Meteorologia de Sergipe, lembra da importância da prevenção, tendo em vista que se aproxima um período chuvoso, no Leste do Nordeste, abrangendo o Estado sergipano, inclusive Aracaju. Dessa maneira, nos próximos meses é esperado um período chuvoso ligeiramente acima da média. Sendo que, no mês de maio, há maior convergência dos sistemas para a região, por isso a chuva será mais intensa. “Nós temos uma rede de monitoramento e estaremos em contato com a Defesa Civil municipal e estadual. Estaremos passando as informações para eles”, garante Overland Amaral. “Esse é um trabalho coletivo, integrado em defesa da vida”, diz o especialista.
Nicanor Moura, coordenador da Defesa Civil de Aracaju, conta que os órgãos estão agindo de forma preventiva. A Emurb está limpando os bueiros e retirando materiais das ruas. A Emsurb faz um trabalho nas encostas, limpando o lixo e cortando as árvores.
“Nós temos um plano de contingência que envolve todos os órgãos setoriais, que são os municipais, e o de apoio, que são os órgãos estaduais. Tem que ser um trabalho em conjunto”, informa o coordenador da Defesa Civil de Aracaju.
Segundo ele, ainda há implantado um plano de chamada, para que caso venha acontecer algum desastre os órgãos sejam contatados o mais breve possível.
Nicanor Moura lembra ainda que a população pode ajudar. Para isso, não deve jogar lixos em locais indevidos e respeitar a coleta regular. “As pessoas que constroem não podem deixar restos de material na calçada. As pessoas que moram em áreas de encostas devem tomar cuidado especial e não plantar árvores frondosas, além disso quando estiver chovendo, se houver estalo ou rachadura, poste inclinado, água mudando de cor, deve-se sair imediatamente”, alerta.