Aracaju foi a capital brasileira, escolhida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para lançar o projeto: Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária. O lançamento oficial foi uma das várias ações do Visa Mobiliza, que aconteceu quinta-feira, 19, durante todo o dia, no Mercado Albano Franco. O Visa Mobiliza é um evento da Anvisa e, em Aracaju, foi organizado com a parceria das Vigilâncias Sanitárias da Prefeitura Municipal de Aracaju e do Governo do Estado de Sergipe, Secretaria de Saúde de Aracaju e Movimento de Educação Popular em Saúde (Mops).
Em Aracaju, a coordenadora de Relação e Articulação Institucional da Anvisa, Rose Mendes, justificou a opção de sediar o lançamento do projeto Inclusão Produtiva nessa região. "Tanto Sergipe quanto Aracaju vêm se destacando em relação às iniciativas de vigilância sanitária e educação em saúde, realizadas em outras capitais e Estados brasileiros. Aqui, podemos perceber que a articulação e mobilização das vigilâncias sanitárias e suas parcerias são mais fortes. Aracaju, inclusive, tem apresentado iniciativas exitosas como foi, por exemplo, a intervenção de limpeza realizada no Mercado Municipal", justificou.
"Para nós, da Prefeitura de Aracaju, foi muito gratificante recebermos esse reconhecimento da Anvisa. Não temos dúvida de que o prefeito Edvaldo Nogueira tem dado passos largos na garantia de ambientes públicos saudáveis. A PMA atua com intersetorialidade para realizar ações como a força-tarefa de controle da dengue, o Ecoponto que armazena os pneus abandonados nas ruas e as permanentes capacitações de pequenos comerciantes cadastrados para comercializar alimentos em festas de grande público como o Pré-Caju, Forró Caju e Projeto Verão. Este ano, a mais recente intervenção de limpeza de grande impacto foi, sem dúvida, a realizada dentro dos mercados", disse Stella Maris Moreira.
A secretária Stella Maris Moreira também recebeu as representantes da Anvisa para conhecer os detalhes do novo projeto. Acompanharam o encontro, a coordenadora da Vigilância Sanitária da PMA, Ana Angélica Ribeiro Costa e a coordenadora do Mops, Simone Leite.
Visa Mobiliza
Das 8h às 17h, os feirantes e frequentadores do mercado municipal tiveram um dia bem diferente. Para anunciar o Visa Mobiliza, os grupos de teatro do Mops e o de percussão do projeto Sons no SUS da SMS/PMA percorreram os espaços da feira. Na Sala de Saúde do mercado, foram disponibilizados vacinas contra tétano e hepatites, aferição de pressão arterial e teste para detecção de diabetes e de HIV. Muitos tiveram a oportunidade de experimentar, pela primeira vez, terapias como massagens e acupuntura auricular.
Os parceiros do Visa Mobiliza organizaram uma roda de conversa sobre questões relacionadas à promoção em saúde e o papel da vigilância sanitária. A conversa aconteceu em uma tenda montada entre os mercados Albano Franco e Thales Ferraz.
Estavam na roda, os dois coordenadores da Vigilância Sanitária do Estado de Sergipe e de Aracaju, respectivamente, Antônio Pádua e Ana Angélica Ribeiro. Os representantes de ONGs e de instituições governamentais também apresentaram as novidades para atuação no Mercado.
A referência técnica do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin/SMS), Kátia Aragão, falou sobre os projetos da SMS Sons no SUS, Farmácia Viva e das práticas integrativas de cuidados como massagens e acupuntura. Essas terapias estão sendo ofertadas em Unidades de Saúde da Família e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da PMA, como atividade piloto do EspaSUS da SMS. "Para além das vacinas, podemos estar trazendo para os trabalhadores de feiras livres práticas integrativas do cuidado enquanto política pública", defende Kátia Aragão.
Luzia Maria dos Santos, 58 anos, diz que sempre utiliza os serviços de Saúde disponibilizados no mercado. "Fico de olho na minha pressão e sempre procuro manter em dia as vacinas como o tétano", afirma Luzia, que tem uma barraca de verduras no mercado municipal.
Sérgio Antônio considerou o Visa Mobiliza uma grande oportunidade para
ampliar as ações de promoção à saúde no mercado. "Para a gente que, no corre-corre, não tem tempo para cuidar da saúde, as iniciativas como essa do Visa Mobiliza são excelentes", disse.
O cabo de turma de limpeza do Mercado, Everton Mireles de Oliveira, disse que ficou encantado com o grupo do Sons no SUS. Ele também aproveitou a facilidade do acesso e usou todos os serviços disponibilizados no local. "Hoje foi um dia muito legal. Ouvimos música de qualidade e prevenimos doenças aqui mesmo no mercado", afirmou.