Dois cartões postais totalmente revitalizados que oferecem um novo espaço para a prática de esportes e mais um espaço de lazer, reconstruídos para oferecer mais qualidade de vida à população aracajuana. Assim podem ser definidos o novo calçadão da avenida Beira Mar e o Parque Governador Antônio Carlos Valadares (Parque dos Cajueiros), reinaugurados na noite desta sexta-feira, 20, pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e pelo governador de Sergipe, Marcelo Déda Chagas.
De acordo com o Edvaldo, o trabalho em conjunto entre o governo e a Prefeitura resultaram em uma obra que, além de embelezar a cidade, irá oferecer mais qualidade de vida à população. "Essa é uma obra muito importante para a nossa cidade. Hoje Aracaju ganha um imenso complexo de lazer e mais um atrativo para os turistas que visitam a capital sergipana", pontuou.
Com um investimento de R$ 4,2 milhões, o Calçadão possui uma extensão de 5.400 metros e destina um espaço de 5,2 Km de ciclovias. A arborização original foi mantida e a plantação de novas árvores, arbustos e gramado irão proporcionar mais beleza ao local. A segurança do espaço foi minimamente pensada no projeto com a implantação de novos postes, placas indicativas e sinalizadores nos pisos. As ciclovias foram construídas na parte externa do calçadão, ao lado das pistas automotivas, com o objetivo de evitar o risco de acidentes envolvendo pedestres e ciclistas.
O governador Marcelo Déda afirmou que as obras da Prefeitura e do governo são como um abraço de dois irmãos - ele e Edvaldo - em torno de um irmão mais velho: o senador Antônio Carlos Valadares que, quando governador de Sergipe, construiu, tanto o calçadão da avenida Beira Mar, como o Parque dos Cajueiros. "O resultado dessa parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado se traduz em melhorias para a cidade em mais qualidade de vida para o povo", enfatizou.
Responsável pela construção dos dois equipamentos, o ex-governador Antônio Carlos Valadares esteve presente às solenidades e se disse feliz em ver o governo e a Prefeitura trabalhando juntos para recuperar o patrimônio do povo de Aracaju e demonstrando respeito ao erário. "Que o gesto de Déda e Edvaldo sirva de exemplo para outros administradores", destacou.
Um moderno espaço recreativo foi construído com a instalação de um completo parque infantil próximo à Colônia de Pescadores e equipamentos de ginástica adequados para o condicionamento físico da população idosa. Três píeres foram instalados para facilitar o acesso de pescadores, esportistas e apreciadores que desejam contemplar as belezas naturais da área. O espaço também conta com serviços de drenagem e um confortável mobiliário urbano com bancos, mesas e lixeiras.
Calçadão Genelício Barreto
A solenidade de reinauguração do calçadão foi marcada por um ato que surpreendeu todos os presentes. Na ocasião, o prefeito Edvaldo Nogueira sancionou uma lei de autoria do vereador Emanuel Nascimento que dá, ao trecho que vai do monumento do caju até o Parque dos Cajueiros, de Calçadão Vereador Genelício Barreto.
Casado com a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social, Edvaneide Souza Paes Lima, conhecida carinhosamente como Lulu e irmão do vice-governador Jackson Barreto, o ex-vereador da capital e advogado, Genelício Barreto, faleceu no dia 12 de outubro de 2011, aos 68 anos, após complicações decorrentes de uma hemorragia no esôfago.
"Genelício foi um grande vereador da nossa capital, sempre preocupado com os mais pobres. Ele era um cidadão extraordinário e um homem extremamente querido por todos que o conheciam, que tinha como principal característica, a alegria de viver. Ele costumava caminhar aqui e nada mais justo que prestar essa singela homenagem dando seu nome a este trecho do calçadão", observou Edvaldo.
Parque dos Cajueiros
Após a solenidade de inauguração do Calçadão da Beira Mar, realizada no monumento do Caju, ao lado da ponte Godofredo Diniz, o prefeito Edvaldo Nogueira, acompanhado do governador Marcelo Déda, autoridades e centenas de cidadãos, seguiu em caminhada até o Parque dos Cajueiros para a festa de reinauguração. Ao longo do caminho, apresentações culturais (quadrilha junina e grupo de chorinho) e de atletas de capoeira, boxe, muai thai, kick boxing e ginástica encantaram os presentes.
Edvaldo observou que, num passado recente, os governantes faziam questão de relegar ao esquecimento as obras realizadas por outros gestores. "Eu e Déda aprendemos que não se deve destruir o que foi feito pelo antecessor e a união da Prefeitura com o governo possibilitou que Aracaju ganhasse, ao mesmo tempo, essas duas estruturas que se complementam e que transformaram a face da nossa cidade", disse.
Nova estrutura
Com um investimento de R$ 8,6 milhões, o Parque Governador Valadares foi totalmente reconstruído pelo Governo do Estado depois de mais de 10 anos relegado ao abandono. Os serviços de revitalização do Parque dos Cajueiros incluíram inicialmente a demolição da antiga estrutura e a construção de estacionamento, totens, duas passarelas, calçadas, quiosques, campo de futebol e quadra de esportes. No segundo momento, os serviços corresponderam às edificações (restaurantes, decks, prédio da polícia, parques infantis), ampliação da Escola de Remo, construção de três postos de serviços, restaurante, guarita e píer.