"O sonho é o elemento impulsionador das nossas realizações e os 50 anos da Unit representam a concretização de um sonho do professor Uchôa que se transformou em realidade". Foi com essas palavras que o prefeito Edvaldo Nogueira parabenizou a família Uchôa pelo cinquentenário da Universidade Tiradentes, celebrado na noite do último sábado, 21, no Campus Aracaju Farolândia.
A festa contou com a presença de professores, colaboradores e autoridades que foram prestigiar a comemoração marcada por homenagens e abrilhantada pelo show da cantora Gal Costa. Para Edvaldo Nogueira, a Unit completa 50 anos contribuindo de maneira efetiva para a consolidação da cultura, do desenvolvimento, do progresso do Estado de Sergipe.
"Seu cinquentenário é prova da vitalidade e do compromisso com o desenvolvimento da nossa gente. A Universidade vem formando gerações que têm colaborado e contribuído para o engrandecimento do nosso Estado e da nossa cidade", destacou Nogueira.
A Universidade Tiradentes se transformou em referência de qualidade no Nordeste brasileiro. São mais de 33 mil alunos matriculados nos mais de 40 cursos técnicos, de graduação e no ensino à distância. A Unit também oferece aos cidadãos mais de 100 especializações, 4 mestrados e 2 doutorados. Os 23 pólos de educação à distância já cobrem cerca de 70% do território sergipano.
Instituições particulares
A diretora de Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes, professora doutora Ester Vilas-Bôas, falou sobre a importância das instituições particulares de ensino superior para o desenvolvimento do país. "De todos os alunos matriculados no ensino superior no Brasil, mais de 70% estão em instituições particulares e, ao longo dos últimos 50 anos, a Unit vem oferecendo formação de qualidade em várias áreas do conhecimento, melhorando a qualidade do ensino superior brasileiro e contribuindo com o desenvolvimento da nossa sociedade".
Para a doutora Ester, o magnífico Reitor Uchôa e a vice-reitora Amélia são grandes fontes de inspiração para os educadores, professores, colaboradores e alunos da Universidade, "pela determinação, persistência e pelo foco na busca de um ideal. Sinto-me muito orgulhosa de fazer parte dessa história", pontuou.
Emoção
Visivelmente emocionado, o magnífico reitor da Unit, conhecido carinhosamente como professor Uchôa, disse se sentir altamente compensado pelo esforço despendido nos últimos 50 anos. "A expressão que eu uso sempre é de que Deus exagerou comigo. Eu jamais sonharia chegar onde estou chegando hoje, mas, desde o início, Ele sempre esteve me mostrando que eu deveria continuar lutando e a cada dia que eu acordo, parece que eu tenho gasolina de avião para fazer mais e melhor e isso é o que enche minha alma de orgulho".
"Meu sentimento é de felicidade, orgulho e gratidão. A Unit representa um dos braços fortes da educação em Sergipe e nós estamos aqui lutando cada vez mais para fazer melhor, para que os nossos jovens tenham um futuro brilhante como diversos dos nossos ex-alunos", enfatizou Uchôa.
Homenagens
Ao longo da noite, a Unit prestou uma série de homenagens a colaboradores e ex-alunos da instituição. Entre eles o professor mais antigo ainda em atividade, Anderson Rêgo Siqueira; a 1ª secretária da instituição, senhora Zidinalva Alves Ferraz; a colaboradora mais antiga, Josefina de Siqueira, conhecida como Dona Nena; e o aluno de matrícula nº 1 do colégio Tiradentes, Luciano Ribeiro Santos, que, quebrando o protocolo, emocionou os presentes e levou o professor Uchôa às lágrimas.
Luciano veio da Bahia para Aracaju em 1962 e se hospedou no Hotel Amado, na rua de Laranjeiras. Quando estava em busca de um local para estudar viu um jovem varrendo a calçada de uma casa em frente ao local onde estava hospedado. "Abordei aquele jovem perguntando o que iria funcionar no local quando ele me disse: - Meu filho, aqui vai ser um colégio. Então eu disse que queria estudar ali e foi quando o professor Uchôa fez a primeira matrícula do Colégio Tiradentes", contou Luciano.
Histórico
A história da Universidade Tiradentes teve início em março de 1962, quando o professor Jouberto Uchôa de Mendonça inaugurou o Colégio Tiradentes, localizado na rua Laranjeiras, Centro de Aracaju, oferecendo os cursos de primeiro e segundo grau, profissionalizante-pedagógico e contabilidade.
A primeira faculdade particular de Sergipe iniciou suas atividades no ano de 1972 com os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Em 1994, entra em funcionamento a Universidade Tiradentes que hoje tem campi em Aracaju, Estância, Própria e em Maceió (AL). No ano de 2000 foi inaugurado o primeiro campus no interior de Sergipe, localizado em Estância. Em 2002 foi inaugurado o campus de Itabaiana e em 2004, a Unit chegou à cidade de Propriá.
No ano de 2006, o grupo Tiradentes rompeu as fronteiras do Estado e se instalou em Maceió - Alagoas, com a inauguração da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) que, em apenas seis anos de atuação na terra dos marechais, já é considerada a melhor instituição particular de ensino superior daquele Estado.