Para marcar o Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial, 26 de abril, o Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem e o Programa Academia da Cidade, da Secretaria Municipal da Saúde vão desenvolver diversas atividades nas Unidades de Saúde da Família e nos pólos da Academia da Cidade.
"O Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial, este ano, traz como tema a redução de sal para melhoria da saúde (SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia). O objetivo deste dia de mobilização é chamar a atenção da população quanto à necessidade de prevenção e controle da Hipertensão Arterial Sistêmica, já que este é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares." explica Ângela Santos, referência técnica do Programa.
Para mobilizar a população e trabalhadores da saúde sobre o diagnóstico preventivo e o tratamento da hipertensão arterial, a Secretaria enviou um informe técnico e uma mídia interativa de orientação aos profissionais de saúde. O material alerta para essa doença silenciosa que tem como, entre os fatores de risco, o sedentarismo. Daí, a importante parceria das atividades com o Programa Academia da Cidade.
"Os nossos professores e estagiários estão em mobilização permanente, intensificando nesse dia as ações com os nossos usuários para a prevenção e controle da hipertensão arterial e, junto com a parceria do Departamento de Nutrição da UFS, estaremos reduzindo diversos fatores de risco, tendo efeitos positivos na qualidade de vida da nossa população. ", alerta Magno Carvalho, referência técnica do Programa.
Em Aracaju, a Academia da Cidade tem hoje quase oito mil alunos cadastrados que fazem atividades físicas monitoradas em 17 pólos espalhados pelos mais diversos bairros da capital.
"Deixar de ser sedentário diminui em 40% o risco de morte por doenças cardiovasculares, segundo dados do Ministério da Saúde. Isso sem falar que atividade física adequada é capaz de reduzir em 58% o risco de complicações por diabetes, ainda segundo o Ministério da Saúde, possibilitando, dessa forma, que nossos usuários passem a ter o próprio controle da sua pressão arterial ou, em alguns casos, cessem a necessidade do uso da medicação controlada", explica Karla Viviane, coordenadora do Programa de Prevenção e Promoção à Saúde.
"A comunidade precisa se conscientizar que a prevenção é o melhor caminho, sempre. Além de prevenir a hipertensão, a prática regular de atividades físicas, associada à alimentação adequada, evita diversas outras doenças, dá disposição, promovendo uma vida com muito mais qualidade", conclui Stella Maris Moreira, secretária municipal de Saúde.