Escolas entram na luta contra dengue

Educação
23/04/2012 15h09
Início > Noticias > 50434

Até sexta-feira, 27, alunos as escolas da rede municipal assistirão a peça de teatro “O fim da picada no Reinado de Mateus e Dona Deusa”. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde e tem por objetivo apresentar de forma educativa os cuidados para prevenir a proliferação do mosquito da dengue e os sintomas da doença.

As primeiras escolas a receberem a visita dos atores Júlia Caianara e Lucas Lins, do Grupo Oxente de Teatro, foram Emef. Anísio Teixeira, no bairro Atalaia e Emef. Tenisson Ribeiro, na Zona de Expansão de Aracaju. Mais de trezentos alunos se divertiram com a história que fala de uma apresentação de reisado, que foi cancelada porque os brincantes estavam com dengue.

Com uma linguagem simples e bastante divertida, os estudantes aprenderam de forma lúdica informações sobre o sobre a biologia do mosquito, criadouros e formas de combate foram passadas aos alunos que acompanharam atentamente as observações.

De acordo com a assistente pedagógica da Emef. Tenisson Ribeiro, Antoniella Ribeiro, a iniciativa desperta nos alunos uma consciência cidadã. “O objetivo é que os alunos divulguem as informações obtidas para amigos e familiares. É uma forma diferente de se falar da doença, mais fácil de compreender e bastante eficaz. É uma atividade de caráter preventivo,” conclui.

As apresentações têm uma duração, em média, de 25 minutos. Dez escolas por dia assistirão ao espetáculo. Quem já assistiu, saiu encantado.

Rodrigo Santos da Escola Infantil Anísio Teixeira, aprovou a iniciativa. “A peça foi muito boa. Agora eu sei como evitar que o mosquito apareça lá em casa”, disse.

Prevenção

A dengue é uma doença infecciosa febril transmitida por meio do mosquito Aedes aegypti. Ele se reproduz em água parada e para prevenir não podemos deixar água acumular. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.