Secretária se reúne com conselheiros e gerentes

Saúde
23/04/2012 17h40
Início > Notícias > Secretária se reúne com conselheiros e gerentes

A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, participou na tarde desta segunda-feira, 23, de uma reunião com os representantes dos Conselhos Locais de Saúde. O encontro aconteceu no Centro de Educação Permanente de Saúde (Ceps), no bairro Ponto Novo. 

Durante a reunião a secretária foi apresentada aos conselheiros. Juntos, discutiram formas de manter o canal de diálogo aberto entre os Conselhos Locais de Saúde e a Secretaria Municipal. “Os conselheiros são os guerreiros do SUS. É de fundamental importância esse controle social e a proximidade com o usuário, que é a razão de a secretaria existir”, observa Stella Maris.

O diretor de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Hélio Farias, acompanhou e mediou o encontro. “Toda vez que temos assuntos de interesse da comunidade é realizada uma reunião, que também serve para ouvir dos conselheiros as críticas, reivindicações e sugestões”, afirma o diretor. 

O presidente do Conselho Local de Saúde, da Unidade de Saúde da Família Geraldo Magela, Leonildo de Barros Silva, aposta na continuidade do trabalho realizado pela Secretaria. “Como representante da unidade há 10 anos, é fundamental a interação entre a Secretaria e a comunidade. Poder continuar tendo acesso à Secretaria, através dessas reuniões, é de extrema importância para que possamos ajudar a comunidade”, pontua, durante a reunião, o presidente do conselho. 

Gerentes de unidades 

No final da tarde, foi a vez da secretária se reunir com as gerentes das 43 Unidades de Saúde da Família de Aracaju. “Assumi esse compromisso porque sei que temos uma equipe maravilhosa e que podemos fazer um excelente trabalho, dando continuidade às ações realizadas para que o SUS Aracaju continue sendo referência nacional. Trabalho em equipe é fundamental. Por isso precisamos ficar próximos, tanto da gestão, quanto dos usuários”, afirma Stella Maris Moreira. 

“As Unidades de Saúde da Família são a porta de entrada para o SUS Aracaju. Nada mais justo do que manter essa relação de proximidade com as gerentes dessas unidades que são o elo de ligação entre a Secretaria e a comunidade”, explica Ana Márcia Oliveira, diretora de Atenção Primária e Vigilância em Saúde. 

Durante a reunião as gerentes reforçaram esse importante caminho que é o da comunicação. “Essas reuniões são importantes para que possamos integrar, cada vez mais, os serviços, além de deixar a gestão informada sobre o que acontece na Unidade”, ressalta Jamille Rosa, gerente da Unidade Onésimo Pinto, no Jardim Centenário.