População aproveita novo Calçadão da Beira Mar

Agência Aracaju de Notícias
24/04/2012 16h34
Início > Notícias > População aproveita novo Calçadão da Beira Mar

Uma ciclovia de mais de 5 quilômetros de extensão e a presença de grandes áreas verdes são um convite praticamente irresistível para os aracajuanos que passam pelo novo Calçadão da avenida Beira Mar, reconstruído pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e entregue à população na última sexta-feira, dia 20. Durante toda a extensão de 5.400 metros da nova avenida, já é possível ver dezenas de pessoas aproveitando o espaço recém-reconstruído para passear com a família, pedalar e praticar outras atividades físicas.

Graças à segurança proporcionada pela implantação da ciclovia na parte externa do calçadão, a estudante Renata Oliveira levou seu filho Iuri, de apenas um ano, para conhecer o espaço pela bicicleta. “Aqui eu posso pedalar com ele, sem medo de sofrer nenhum acidente. O espaço é ótimo, adorei o resultado. Virei todas as tardes que puder”, diz Renata.          

Para garantir o conforto da população que frequenta o local, a PMA incluiu no projeto a implantação de novos postes, placas indicativas e sinalizadores nos pisos. Itens que, para a funcionária pública Cristiana Silva, dão uma sensação maior de segurança, além de deixarem o calçadão mais bonito. “Eu moro aqui perto, caminho três vezes por semana e nunca passava por esse calçadão. Mas agora, depois da reforma, está lindo. Continuarei frequentando”, alega Cristiana.

Investimentos            

Ao todo, a Prefeitura de Aracaju investiu R$ 4,2 milhões com a obra de reconstrução do calçadão. Próximo à Colônia de Pescadores, foi instalado um moderno espaço recreativo, com um parque infantil e equipamentos de ginástica adequados para o condicionamento físico da população idosa.

A prática de exercícios físicos em dupla já se tornou rotina para o garçom Matheus Wilson e a diarista Wilane Santos. Casados, eles aproveitam o tempo livre para fazer atividades físicas sempre que podem e agora elegeram o calçadão da avenida Beira Mar como o novo espaço para os exercícios.

“O resultado da obra é excelente. Como moramos no bairro Coroa do Meio, tentaremos encaixar o tempo livre comum entre os dois para freqüentar sempre o calçadão. Mas ficamos preocupados com a manutenção, porque para que o espaço continue desse jeito é preciso que a população tenha consciência e preserve os equipamentos”, alerta o casal.