Pessoas com mais de 40 anos, segundo o Ministério da Saúde, ainda constituem o principal grupo portador de hipertensão arterial no Brasil. Na cidade de Aracaju, essa tendência se repete, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registra que, com essa faixa etária, são cerca de 60 mil usuários hipertensos cadastrados no SUS. Desses, 30 mil recebem tratamento junto às Unidades de Saúde da Família (USF).
“Para a medicina moderna, a hipertensão é diagnosticada quando, frequentemente, a pressão arterial do paciente permanece alta em relação à pressão normal”, explica a médica cardiologista, Silvia Regina Freire de Melo, que é referência técnica do Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem da SMS. Ela destaca que essa é uma enfermidade silenciosa e, por isso, muito perigosa.
“Dificilmente percebida, a hipertensão, quando não tratada, pode, ao longo do tempo, aumentar o risco de derrames, doenças cardíacas e renais, lesões nas artérias e outros agravantes”, acrescenta Silvia Regina, ao explicar que evitar vícios como cigarro, álcool e o consumo abusivo de sal, alimentos industrializados e refrigerantes são medidas de prevenção à hipertensão. “Além disso, é necessário fazer exercícios físicos frequentes, optar por uma alimentação equilibrada e rica em frutas, verduras e alimentos que contenham Ômega 3, seja peixe, castanha, amendoim ou outros”, orienta a cardiologista.
Tratamento
Para estimular o tratamento e o diagnóstico precoce, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém diversas estratégias. Todo usuário pode, em qualquer uma das Unidades de Saúde da Família, solicitar o monitoramento da pressão arterial, diariamente e, em poucas semanas, confirmar se sofre, ou não, dessa doença.
“Nas próprias Unidades estão disponíveis não só medicamentos, mas também equipes multidisciplinares de profissionais especializados, que orientam sobre como manter uma alimentação equilibrada e com menor teor de sal. Eles ainda dão suporte com a realização de diversas atividades como os grupos de convivência dos hipertensos e da terceira idade”, pontua a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.
O Programa Academia da Cidade, desenvolvido nos bairros da Zona Norte e Zona Sul da cidade, também trabalha no combate ao sedentarismo e sobrepeso, que são fatores agravantes para hipertensão.
Casos graves
Os casos mais graves e avançados de hipertensão são encaminhados para o ambulatório em cardiologia do Centro de Especialidades Medicas (Cemar) do bairro Siqueira Campos. Lá, além do acompanhamento junto ao cardiologista, o usuário tem, à disposição, exames para avaliação da saúde do coração, como ecocardiograma e eletrocardiograma, mapa e holter.
“O serviço é ótimo e minha vida melhorou muito depois que passei a me cuidar mais”, revela o usuário Antônio de Souza, 70 anos, que hoje mantém uma alimentação equilibrada e toma os remédios em dia. Por ter sofrido infarto, Antônio conta faz exames de rotina no ambulatório em cardiologia.
Programação
6h_ SMS comemora o 8º Aniversário da Academia da Cidade e o Dia Nacional de Prevenção e de Controle da Hipertensão Arterial. O evento vai congregar profissionais, estagiários e usuários dos 17 pólos da Academia da Cidade.
Local: Praça da Juventude
Contato: Magno Carvalho 8811.8048
7h_ Atividade educativa sobre ações de prevenção à hipertensão arterial
Local: Unidade de Saúde da Família Dr. Marx de Carvalho – bairro Luzia
Contato: Erilene – 8853-6810
8h_Atividade em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e de Controle da Hipertensão Arterial (glicemia, aferição de pressão arterial e roda de conversas com usuários).
Local: Unidade de Saúde da Família Onésimo Pinto- Jardim Centenário
Contato: Jamille Rosa (8814-4000)
9h_Palestra sobre Hipertensão Arterial
Local: USF Anália Pina – Almirante Tamandaré
Contato: Enfermeira Norma Cisneiros 8126-9659
14h_ Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem vai promover uma vídeo-conferência sobre hipertensão arterial.
Público-alvo: Profissionais do Programa Saúde da Família (PSF)
Local: Auditório do Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho (Cemarh), localizado na rua Carlos Correia, s/n Siqueira Campos
Contato: Ângela Santos 8814-4083