Academia da Cidade completa 8 anos

Saúde
25/04/2012 15h05
Início > Notícias > Academia da Cidade completa 8 anos

Quando o Programa Academia da Cidade foi criado, em 2004, Adílson Santos Menezes, 73, apostou na ideia de mudar seu estilo de vida e decidiu entrar no pólo de atividades do bairro Industrial. “Há sete anos estou aqui e posso dizer, com toda a verdade, que está valendo muito a pena, pois além de estar com uma saúde muito melhor, também conquistei vários amigos. Um ambiente saudável e agradável”, diz o aposentado. 

”O programa foi criado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Universidade Federal de Sergipe e Ministério da Saúde. Hoje, a Academia da Cidade contabiliza os resultados positivos na saúde pública, fazendo parte da vida de muitos aracajuanos”, explica Ana Márcia Oliveira, diretora de Atenção Primária e Vigilância em Saúde. 

No início, eram 12 pólos, com 800 alunos. Hoje, o programa cresceu e possui 17 pólos de atividades espalhados nos diferentes bairros de Aracaju e conta com cerca de 8.000 alunos.

“O acesso gratuito da população à Academia da Cidade é muito importante e garante uma vida mais saudável. Vamos continuar apoiando a Academia, levando atividade física de forma gratuita. Esse programa é reconhecido, nacionalmente, servindo de modelo para a criação do Programa Academia da Saúde, do Ministério da Saúde, e não vamos abrir mão desta atividade, que é uma grande incentivadora da qualidade de vida", afirma a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira. 

A referência técnica do programa, Magno Carvalho, explica como a Academia da Cidade vem trabalhando com os alunos durante esses oito anos. “As aulas, monitoradas e acompanhadas por professores de educação física e estagiários, proporcionam, ao aluno, um programa com exercícios localizados, alongamentos, caminhadas, ioga, aferição de pressão arterial e cardíaca, ginástica, entre outras atividades. Um programa gratuito, que tem o objetivo de trazer um estilo de vida saudável para os aracajuanos, levando promoção à saúde”, pontua.

Exercício diário

Outro exemplo dos benefícios que o programa realiza vem da Zona Sul da cidade. A aposentada Josefa de Menezes, 67, frequenta o pólo de atividades do conjunto Orlando Dantas há sete anos e diz estar bem melhor, tanto na saúde física como na saúde mental. “Eu ainda preciso tomar remédio, porque sou diabética, mas hoje eu me sinto muito bem, ganhei mobilidade, perdi peso e me livrei da depressão. Não perco um dia de exercício, principalmente, porque fiz muitos amigos e tenho uma professora que cuida muito bem de mim”, relata.

Para a estudante Joici Cleide, 26, que aceitou o convite da irmã, há um ano, para participar da Academia da Cidade, a decisão trouxe resultados positivos. “Gosto muito desse programa porque tem qualidade. Aqui, consegui perder peso, modelar meu corpo e relaxar, o que me ajuda em outras atividades. Mais do que nunca, preciso cuidar da minha saúde enquanto jovem”, recomenda Joici Cleide.